NATAL PRESS

O Projeto Saúde na Praia – realizado pela Unidade de Saúde de Ponta Negra - promove nesta quinta (30/11) e sexta-feira (01/12) ações preventivas na praia de Ponta Negra. As ações são realizadas em função da comemoração do quarto ano do projeto e ocorrerão no calçadão da praia, entre os quiosques 7 e 8, das 8h da manhã até as 13h da tarde.

O projeto teve seu início em novembro de 2013, quando a equipe da Unidade de Saúde de Ponta Negra percebeu a dificuldade de certos moradores da área em acessar o serviço, uma vez que eles estavam quase sempre na praia trabalhando. Assim, surgiu o projeto Saúde na Praia, que tem como objetivo aproximar o atendimento de saúde dos moradores da vila e redondezas.

Os atendimentos terão como foco a saúde do homem, devido ao novembro azul, e a prevenção contra HIV/Aids, por causa do Dia Mundial de Combate a Aids, comemorado no primeiro dia de dezembro.

Serão realizadas ações de rastreamento de hipertensão e diabetes; além de orientações preventivas de câncer de próstata, pênis e pele, que são os mais comuns entre os homens nordestinos. Em combate às ISTs e outras doenças transmissíveis, serão oferecidos testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites, cujos resultados são entregues meia hora depois de realizados.

Até hoje, o projeto Saúde na Praia alcançou cerca de três mil pessoas, inclusive detectando crucialmente casos já avançados de hipertensão e diabetes.



Twitter