O Ministério da Saúde encerra nesta terça-feira (15) as visitas para avaliação externa das unidades de saúde do município que contam com o Programa Nacional de Melhoria do Acesso da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB). Natal possui 42 unidades de Estratégia em Saúde da Família (ESF), com 121 equipes contratualizadas.

 

A coordenadora de ESF da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Marliete Duarte, explicou que foram sete dias de visitas e todas as equipes contratualizadas, visitadas pelos entrevistadores, que atuaram em tempo real com o Ministério da Saúde.

 

O objetivo da avaliação é melhorar a qualidade dos serviços prestados à população e ampliar o acesso à rede municipal de Atenção Básica de Natal. Entre os fatores analisados, estavam os números de usuários atendidos e retornos de consultas, encaminhamentos e tratamentos completados, entre outros.

 

Por meio de entrevistas com usuários e servidores, é possível levantar dados referentes às condições de trabalho, apoio da gestão, processo de trabalho das equipes e relação destas com a educação permanente em saúde e o nível de satisfação do usuário com a rede de assistência.