NATAL PRESS

divulgação

obesidsdes

Desde agosto de 2015, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) desenvolve ações de atenção à obesidade crônica em pacientes da rede municipal de assistência à saúde, por meio da Policlínica Norte, situada no bairro Potengi. Atualmente, são 175 pessoas acompanhadas, mensalmente, por uma equipe composta por uma equipe multiprofissional, que atuam na melhoria da qualidade de vida dos usuários.

Segundo a enfermeira Sissy Ellen Santos, os pacientes com obesidade mórbida, que apresentam índice de massa corporal (IMC) acima de 40, geralmente chegam à Policlínica por indicação da unidade de saúde onde ele é atendido. Como a maioria apresenta comorbidades (doenças relacionadas) à obesidade, é iniciado o tratamento com os especialistas, sobretudo nutricionistas e endocrinologistas.

Ao chegar à unidade, os usuários são inseridos no grupo de obesidade, com caráter informativo e que realiza atividades onde são abordadas as principais dificuldades relatadas nos atendimentos, como as barreiras para a promoção/manutenção da alimentação saudável, co-responsabilização ao tratamento, ansiedade, integração e estímulo à prática esportiva.

“A maioria possui comorbidades como hipertensão arterial, diabetes e problemas circulatórios e recebe atendimentos em diversas especialidades, como Reumatologia, Psicologia e até Psiquiatria, quando necessário. Outros chegam com indicação para cirurgia bariátrica, mas com a atenção e o acompanhamento pelo grupo, conseguem emagrecer seguindo uma alimentação balanceada e rotina de exercícios”.

Por meio de oficinas, rodas de conversas, dinâmicas, exposição de vídeos e outras atividades promovidas pelo grupo de apoio, somado à atenção inserida na linha de cuidados da Policlínica Norte aos pacientes com obesidade mórbida, é possível perceber a melhora no estado geral da saúde física e mental destes.

“As reuniões são mensais, sempre na última quinta-feira do mês e podemos ver a melhora da qualidade de vida destes usuários com o acompanhamento e a atenção à saúde deles. Temos um participante que realizou a bariátrica e compartilhou sua experiência, positiva, com os demais, desde o início do processo até após a cirurgia”.



Twitter