NATAL PRESS

casa durval paiva

annick

Tratar o câncer? depois do susto do diagnóstico, o médico anuncia o tratamento. A palavra quimioterapia remete inevitavelmente a perda de cabelo, e talvez a cenas de enjoos e mal-estar. Mas o que realmente é um tratamento contra o câncer? Só há a quimioterapia como tipo de tratamento?

O tratamento do câncer começa com o diagnóstico correto, sendo necessário um laboratório de qualidade e um estudo de imagens. Muitas crianças e adolescentes com câncer chegam ao centro especializado de tratamento com a doença em estágio avançado por diversos fatores: desinformação dos pais, medo do diagnóstico de câncer, desconhecimento dos médicos. Algumas vezes o diagnostico é feito tardiamente pela apresentação clínica de determinado tipo de tumor não ser muito diferente de doenças comuns na infância.

O conhecimento do médico sobre câncer é determinante para um diagnóstico seguro e rápido.

Pela sua complexidade, o tratamento deve ser feito em um centro especializado. Compreende três principais modalidades: quimioterapia, cirurgia e radioterapia. O tratamento será́ aplicado de forma racional e individualizada para cada tumor específico e de acordo com a extensão da doença. Esse tratamento geralmente segue de acordo com um protocolo que representa um estudo, nacional ou internacional, onde vários especialistas discutem suas experiências e definem uma linha de tratamento. Posteriormente, esse protocolo será́ reavaliado de acordo com os resultados de todos aqueles que foram tratados pelo mesmo protocolo. Essa estratégia é usada mundialmente tanto em crianças e adolescentes quanto em adultos.

São muitos os questionamentos, as dúvidas, as mudanças de vida desde o momento do diagnóstico do câncer. Mas sendo definido diagnóstico, tratamento adequado e de início precoce, a cura passa a ser uma possibilidade para o paciente.


*Médica Oncologista Pediatra - Casa Durval Paiva - Professora Dep. Pediatria UFRN


Contato:

Assessoria de Imprensa Casa Durval Paiva - (84) 4006.1600/ 9981-3474/ 9622-4544



Twitter