NATAL PRESS

Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com o objetivo de levar assistência à saúde aos trabalhadores da feira livre do bairro do Planalto, que devido sua ocupação profissional e carga horária extensa não conseguem ir à unidade de saúde nos dias úteis, o projeto “USF Planalto em Ação: Saúde na Feira” realizou 4.136 procedimentos durante as edições promovidas em 2016.

A ação, desenvolvida pela unidade de saúde do Planalto, no Distrito Sanitário Oeste de Natal, foi iniciada em outubro de 2015 e realiza, sempre na terceira quinta-feira de cada mês, uma série de atividades de saúde e prevenção a doenças para os trabalhadores e também frequentadores e consumidores da feira livre do bairro.

Segundo a enfermeira da USF Planalto, Antônia Iara, o número de participantes aumenta consideravelmente a cada edição, consolidando o trabalho como uma das principais ações de promoção à saúde da SMS no bairro. Ela explicou que o local foi escolhido porque favorece o atendimento não apenas dos trabalhadores da feira, mas também de moradores que possuem dificuldades em encontrar tempo livre para buscar assistência, por causa da atividade profissional.

Ao longo de 2016, foram realizadas palestras, rodas de conversa e atividades educativas, com orientações sobre os cuidados essenciais com a saúde e a prevenção e tratamento de doenças, além de aplicação de vacinas e atualização do cartão de vacinação e distribuição de preservativos masculino e feminino e de hipoclorito de sódio a 2,5%.

Entre os procedimentos médicos realizados, foram mais de mil verificações de pressão arterial, quase 900 testes de glicemia, distribuição de 756 kits de saúde bucal, 148 consultas médicas de urgência (nos casos de pacientes com alterações constatadas no momento do procedimento) e solicitação de exames médicos para 86 pessoas.

O projeto é desenvolvido pela USF Planalto e conta com a participação de profissionais de diversas áreas de atuação, como agentes comunitários de saúde, enfermeiros, médicos, nutricionistas, odontólogos e técnicos de enfermagem, além do apoio do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).



Twitter