alt

O vereador Maurício Gurgel (PHS) disse na noite desta segunda-feira (02), em entrevista ao programa Direto ao Ponto, da TV Câmara, que repudia a ideia do prefeito Carlos Eduardo renunciar a prefeitura para disputar o Governo do Estado nas eleições do próximo ano. Sobre isso, ele disse ser um “desserviço” até mesmo pensar em eleições no atual momento de crises nos serviços públicos do RN.

Quando questionado acerca das especulações feitas pela imprensa nos últimos dias, de que o prefeito pode renunciar ao cargo para disputar o governo, o parlamentar disse: “É um desserviço falar em eleições nesse período; é um desrespeito ao povo do RN. Em um momento como esse, que o povo clama por mais saúde, educação, segurança pública, em que Natal está no noticiário nacional pelos péssimos exemplos de falhas nos serviços públicos, falar em eleição e em renúncia do prefeito Carlos Eduardo ainda este ano é um desserviço à população do RN. O prefeito Carlos Eduardo foi eleito para administrar a cidade por quatro anos”.

Sobre a saída do PHS da base liada do prefeito, Maurício Gurgel disse não ter se arrependido de ter apoiado Carlos Eduardo durante esse período e que a partir do rompimento o partido assumiu posição independente na Câmara Municipal de Natal . “Não me arrependo de ter apoiado o prefeito. Mas agora nós vamos assumir uma postura de independência na Câmara. Nosso compromisso é com a cidade. Sou presidente de comissão na Casa e vamos continuar com o nosso trabalho”, afirmou o vereador.

Como pontos positivos da atual administração do prefeito Calos Eduardo, o jovem parlamentar destacou a limpeza pública, a recuperação da malha viária e o pagamento dos funcionários, com a ressalva de que a recuperação da malha viária ainda precisa de algumas melhorias, segundo ele.

Quando instigado a citar três pontos negativos ele citou apenas a saúde pública. “A saúde municipal continua em estado de calamidade, várias unidades básicas de saúde ainda estão fechadas e isso é muito ruim, porque a população reclama muito da saúde. Inclusive eu acho que a saúde até piorou em comparação com a gestão da ex-prefeita”, destaca.

Maurício Gurgel também foi sondado quanto aos planos do PHS para as próximas eleições. Ele disse que o partido está em processo de fortalecimento para “crescer com qualidade”, mas que para o próximo ano “é difícil” lançar candidato para eleições majoritárias. Já em relação às eleições proporcionais ele disse que planeja lançar candidatos para deputado estadual e federal. Quando questionado se sairia candidato a deputado estadual ele disse: “Isso eu só vou decidir em 2014”.

O parlamentar também avaliou como “negativa” a gestão da governadora Rosalba Ciarlini e criticou a classe política do Estado, que tem políticos de expressiva influência no cenário nacional, mas não concretiza essa influência em recursos e benefícios para o Estado. “Eu vejo a gestão de Rosalba como bastante negativa. Não houve avanços no governo. A gestão pecou muito. Não se pode negar que ela teve dificuldades financeiras no início de seu governo e até por ela ser a única governadora do DEM no Brasil. É triste dizer isso, porque o RN tem tantos políticos influentes, como é o caso do ministro Garibaldi, do presidente da Câmara, Henrique; deputada Fátima Bezerra e outros. Infelizmente isso não tem se concretizado em recursos para o Estado”.

O Direto ao Ponto é um programa de entrevistas e debates, que traz sempre como convidados personalidades da política e da administração estadual e municipal. É apresentado pelo jornalista Alex Viana e vai ao ar ao vivo todas as segundas-feiras, das 19h às 19h30, na TV Câmara, Canal 10 da Cabo Telecom.