DEMIS ROUSSOS

A governadora Fátima Bezerra, acompanhada do vice-governador Antenor Roberto e de secretários de Estado, discutiu com o Cônsul Geral do Japão em Recife, Jiro Maruhashi, parcerias de desenvolvimento econômico para o Estado.

“O comércio do Brasil com o Japão é muito tímido, levando em consideração o potencial que ambos os países têm. E quanto ao Estado, estamos fazendo um esforço, diante da atual situação financeira, para fortalecer os investimentos já existentes e buscar novos, pois é disso que precisamos, de empregos para a população e de melhorias na arrecadação”, destacou Fátima.

Ela citou segmentos que podem estreitar relações com o país, em âmbito estadual, como a exportação de melão e peixes que são bastante consumidos pela população japonesa e são mercados promissores para o Rio Grande do Norte.

“Esses produtos chegam ao Japão passando por outros países, podemos discutir uma forma de desenvolver melhor este mercado, bem como o de importações de máquina e material de informática”, reforçou o secretário adjunto de desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato.

Maruhashi revelou que empresários japoneses que atuam em energia eólica em São Paulo têm demonstrado interesse em expandir os investimentos para o Nordeste. “Infelizmente o Nordeste é ainda desconhecido pelos empresários japoneses, mas energia solar e eólica são nichos que despertam o interesse deles”, destacou ao afirmar que é desejo do consulado aumentar a presença do Japão no Estado.

O cônsul convidou a governadora a visitar os investidores orientais em São Paulo com a finalidade de mostrar as potencialidades do RN. Ficou definido que será criada uma agenda junto ao consulado e às pastas de educação, desenvolvimento econômico, turismo agricultura, pecuária e pesca para discutir parcerias e a viabilidade do encontro.