NATAL PRESS

O Salão Rota 101 Nordeste começou na tarde desta quinta-feira com presença maciça de turistas, autoridades, imprensa especializada de todo o Brasil e público em geral visitando cada um dos 128 estandes montados no Centro de Convenções de Natal. Grupos folclóricos, apresentações culturais e culinária típica também foram prestigiados, e terão programação e pratos renovados nesta sexta-feira (5), segundo dia do evento.

Durante a apresentação do Salão, o foco do discurso foi a união entre os quatro estados participantes – Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas – em prol do fortalecimento do turismo regional via modal rodoviário. Além de elogios à iniciativa dos organizadores do Salão, os empresários Antônio Roberto Rocha, Gustavo Porpino e Neiwaldo Guedes, além do apoio do secretário de Estado do Turismo, Renato Fernandes.

O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho compareceu ao Salão e ratificou a importância do programa Rota 101 Nordeste: “O nordestino não conhece sua região. Ações como essa precisam ser incentivadas. A primeira coisa que farei ao voltar à Brasília é procurar o ministro do Turismo, Gastão Vieira. O Governo Federal precisa incentivar essa iniciativa”. E brincou: “E o ministro tenha cuidado com meu entusiasmo, ou eu troco meu ministério pelo de Turismo”.

Renato Fernandes enalteceu os vários atores responsáveis pela formatação do Salão: “Zeca Melo, presidente do Sebrae/RN me apresentou um projeto. Com meu ímpeto somado ao de três sonhadores, procuramos um sistema de interligação entre os Estados nordestinos. E nenhum foi melhor do que a BR 101 duplicada. Iniciamos a montagem do projeto com visitas a cada Estado e contamos com a sensibilização de parceiros e a expertise da CTI”.

O titular da pasta estadual de Turismo lembrou ainda que o momento de apagão aéreo é fundamental para a promoção do programa. “Hoje, 61% do turismo é aeroviário. Necessitamos de um turismo rodoviário planejado. E temos 10 milhões de turistas circulando por estes quatro estados, sendo 4 milhões de nordestinos”. E completou: “O projeto está aí, aberto a sugestões e para ser melhorado”.

Hoje

Nesta sexta-feira, a programação do Salão Rota 101 Nordeste começa mais cedo, às 15h, com o encontro de prefeitos e gestores de turismo da Rota 101 Nordeste (confira as palestras abaixo). A governadora Rosalba Ciarlini também estará presente. Entre as apresentações culturais, grupo de folguedo de Alagoas, grupo de Xaxado de Parnamirim e ainda uma atração paraibana. O evento termina às 22h. O acesso ao evento e ao estacionamento do Centro de Convenções é gratuito.

RODADA DE PALESTRAS

15h – Palestra ‘Anseditur Metas e Propostas’

Com Cláudia Pessoa, presidente da Associação Nacional de Secretários e Dirigentes de Municípios Indutores de Turismo, e Secretária de Turismo de Maceió;

15h30 – Pernambuco: Turismo como polo de desenvolvimento

Com Alberto Feitosa, secretário de Turismo de Pernambuco, que assume, nesta sexta-feira, durante o Salão, a presidência da CTI Nordeste;

16h – Turismo de Gramado: antes e depois do Natal Luz

Com Jaime Schaumlloffel, empresário e vereador de Gramado; um dos criadores do Natal Luz

16h30 – Novas diretrizes do Projeto de Regionalização do Turismo

Com Vinícius Lummertz, secretário nacional de Política de Turismo



Twitter