NATAL PRESS

indioll

As inscrições de candidaturas para as Eleições do Conselho Nacional de Políticas Culturais se encerram no sábado (26), quando também será realizado o último encontro descentralizado no Rio Grande do Norte. Depois de Natal, no dia 12, e Mossoró, dia 19, quem recebe a equipe da Fundação José Augusto para tirar dúvidas sobre o processo do CNPC é Parnamirim.


O evento será no Teatro Municipal Vereador Paulo Barbosa da Silva, das 9h às 17h. O encerramento terá apresentações culturais. Já a votação segue até 7 de outubro pela plataforma digital Vota Cultura.


Esses encontros ajudam a definir quantos delegados estaduais de cada setorial o RN levará para as etapas nacionais. Os setores que participam dessa etapa são Arquitetura e Urbanismo; Arquivos; Arte Digital; Artes Visuais; Artesanato; Circo; Culturas Afro-Brasileiras; Culturas Populares; Dança; Design; Literatura, Livro e Leitura; Moda; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material e Teatro.


Cada estado tem direito a no mínimo 16 delegados. O Rio Grande do Norte já soma 21, tendo aumentado sua representação durante os encontros nos setoriais de Literatura, Livro e Leitura; Dança; Teatro; Circo e Música.

Funciona assim: até 30 inscritos na respectiva área no encontro presencial, elege-se um delegado para o Fórum Nacional Setorial; de 31 a 100 inscritos, são eleitos dois delegados e a partir de 101 inscritos, são eleitos três delegados.

Na ocasião, os participantes poderão manifestar suas ideias para aperfeiçoar as políticas culturais e se inscrever no processo como eleitores (maiores de 16 anos) e/ou candidatos (maiores de 18). Serão disponibilizados ao público terminais de acesso à plataforma digital em que são registradas as inscrições.


Conselho Nacional de Políticas Culturais

O CNPC é um órgão colegiado integrante da estrutura do Ministério da Cultura. Seu objetivo é propor a formulação de políticas públicas, promovendo a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e fomento das atividades culturais no território nacional.



Twitter