A Prefeitura de Extremoz, por meio da Secretaria de Trabalho, Habitação e Assistência Social e em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), através da Escola Agrícola de Jundiaí, abriu a aula inaugural dos dez cursos ofertados pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que faz parte do programa “Brasil sem Miséria”, na noite desta quarta-feira, 11, no Ginásio Poliesportivo do Conjunto Estrela do Mar, Centro da cidade.

Durante a aula inaugural a assistente social do Programa Acessuas e interlocutora do Pronatec em Extremoz, Margareth Ferrari, fez um histórico sobre a atuação do programa no município e falou sobre os novos cursos que estavam sendo abertos naquele momento, no Centro, Pitangui, Santa Rita e Jenipabu. Os cursos ofertados são os de Recursos Humanos, Inglês, Revisor de Tecidos, Recepcionista em Meios de Hospedagem, Cuidador de Idosos, Bombeiro Civil, Recepcionista em Meio de Hospedaria, Agente de Informações Turísticas e Fiscalização Ambiental e contemplarão 300 alunos. Na primeira etapa do Pronatec em Extremoz foram formados 270 alunos em 12 turmas em Pitangui, Estivas e Centro.

Foram apresentados os professores que irão atuar nessa nova etapa: Dayse Eliane (recursos humanos), Camila Sampaio (inglês), Maria Augusta (revisor de tecidos), Eliane e João Henrique (recepcionistas em meio de hospedagem), Telma Rodrigues (cuidador de idosos), Josenilson Felipe (bombeiro civil), Eugênio e Teresa Cristina (informações turísticas), Herickson Hugo (fiscalização ambiental) e Taise Negreiros (orientadora dos cursos).

Mesa

A mesa dos trabalhos foi formada pelo prefeito Klauss Rêgo, vereadores representantes do Poder Legislativo, Clayton Sant’ Clair e Leila Cristina, secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Renata Rêgo, assistente social do Programa Acessuas e interlocutora do Pronatec em Extremoz, Margareth Ferrari, coordenador geral do Pronatec (UFRN), João Inácio Silva Filho e a supervisora do Pronatec em Extremoz, Damiana Medeiros.

“Os cursos do Pronatec são muito bem vindos, inclusive a informação de que no futuro haverá cursos técnicos. Quando assumi a prefeitura em 2009, encontrei muitas dificuldades porque o município estava totalmente devedor, irregular. Extremoz não era contemplada por nada”, disse o prefeito Klauss Rêgo. Fui, naquele tempo, em busca do Prodetur e conseguimos formar 2.000 alunos, porque o resultado da educação se vê no futuro. Sei da importância do turismo para Extremoz e nada se desenvolve sem a participação da comunidade. O turismo é a maior distribuição de renda do mundo”, explicou. “Temos história e tradição. Temos um poder cultural imenso. Damos aulas de artesanato e muita coisa oriunda da folha da bananeira já é produzida aqui”, enfatizou o prefeito lembrando que, dentro das suas preocupações com a educação está a de colocar ar-condicionado em todas as 22 escolas e as nove creches do município. “Com esses cursos do Pronatec, os empregos virão”, concluiu. (LS).