alt

Com uma aula inaugural no Auditório da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, deu início nesta quarta-feira, 8, ao Programa de Preparação para Aposentadoria – PPA. No total, serão 5 módulos distribuídos em 13 encontros, onde serão debatidos os temas: significados e sentidos do trabalho, relacional, saúde e bem estar, legislação previdenciária e orçamento doméstico, e projeto de vida. O reitor da Ufersa, professor José de Arimatea de Matos, fez a abertura ressaltando a importância da iniciativa.

“A preparação adequada para aposentadoria é uma forma do servidor se adaptar melhor a nova realidade direcionando um novo rumo a sua vida”, ressaltou, citando que muitos aposentados são acometidos de depressão diante da nova realidade. O reitor lembrou ainda que a Ufersa vivencia momento de crescimento institucional. “Até o final do ano a Universidade contará com mais de mil servidores”, informou.

Para a pró-reitora de gestão de pessoas, Keliane Oliveira, a preparação para a aposentadoria é uma tendência nos dias atuais na administração pública, sendo também indispensável para a preparação dos servidores para o futuro. “Essa preparação deve anteceder a aposentadoria”, reforça, salientado que o trabalho não deve ser encarado como uma obrigação, fardo, mas de reconhecimento social, consequência da formação familiar e escolar voltada para a preparação para o trabalho.

Keliane colocou ainda que não apenas o trabalho afeta os diversos aspectos da vida, mas também a etapa do pós-trabalho. “São reflexos na vida emocional e financeira com mudanças de hábitos na vida familiar, social e financeira”, frisou. Para pró-reitora PPA é importante uma vez que o servidor passa a perceber que muito ainda pode ser feito na fase pós-trabalho.

“Trata-se de novos valores e possibilidades para encarar a aposentadoria”, resumiu a assistente social Lúcia Sousa. Para ela, o Programa visa orientar os servidores para um novo projeto de vida. Durante o encontro, a equipe do Programa de Preparação para Aposentadoria deixou claro que a decisão pela aposentadoria é exclusiva do servidor. A proposta é preparar para esse momento, mas hora certa quem decide é o servidor.

A aula inaugural contou ainda com relatos de experiências dos servidores aposentados Alvanete Freire e Joaquim Amaro, que descreveram a experiência que estão vivenciando como aposentados da instituição. A programação foi encerrada com a apresentação da cantora mossoroenses, Gorete Alves, acompanhada do violonista, Jair Belarmino, encantaram a plateia com a genuína música regional.