NATAL PRESS

Foto: Divulgação

alt

Uma combinação de medidas de emergência com ações estruturantes para mitigação dos efeitos da seca no Nordeste está sendo coordenada pela Casa Civil da Presidência da República e pelo Ministério da Integração Nacional, desde abril deste ano. Diversos órgãos e instituições estaduais e federais, como os DNOCS, CPRM, Ministério da Defesa/Exército Brasileiro, entre outros, estão diretamente engajados na consecução dessas ações. 

Coube ao Exército Brasileiro a perfuração e instalação de 200 poços artesianos, cuja execução está sob a responsabilidade do Comando Militar do Nordeste, por intermédio do 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E).

O 1º Batalhão de Engenharia de Construção (1º BEC) perfurará 40 poços no Rio Grande do Norte, o 2º Batalhão de Engenharia de Construção (2º BEC) perfurará 40 poços no Ceará, o 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) perfurará 40 poços no Piauí, o 7º Batalhão de Engenharia de Combate (7º BE Cmb) perfurará 40 poços na Paraíba e o 4º Batalhão de Engenharia de Construção (4º BEC) terceirizará a perfuração de 40 poços na Bahia, perfazendo um total de 200 poços. Essas unidades militares são diretamente subordinadas ao 1º Gpt E.

Até o momento, quarenta e dois poços artesianos foram perfurados em três estados da região nordeste, empregando os equipamentos existentes. A chegada de dezoito novas perfuratrizes irá aumentar a velocidade e capacidade de perfuração de poços, permitindo que mais pessoas sejam beneficiadas, possibilitando a melhora na qualidade de vida.

Neste contexto, o Comando Militar do Nordeste irá realizar em 20 de Setembro de 2013, às 10hs, a inauguração de um poço artesiano perfurado na comunidade rural do Sítio Juá, localizado no município de São João do Sabugi (RN).

O poço, movido à energia solar, tem sessenta metros de profundidade e uma vazão de 1.000 litros por hora. Essa iniciativa irá minimizar os efeitos da longa estiagem que vem castigando as trinta e duas famílias que residem na comunidade, que, até então, tinham que buscar água de qualidade ruim nas proximidades ou aguardar a chegada dos carros pipa.

O sol que castiga a região será a fonte de energia limpa e sustentável que irá movimentar a bomba hidráulica, armazenando água na cisterna com capacidade para 10.000 litros que ficará a disposição da população para suprir suas necessidades. Além disso, é importante ressaltar que esta fonte de energia irá desonerar tanto a prefeitura quanto a população, fornecendo água de boa qualidade com baixo custo de operação e manutenção.

A Banda de Música da Guarnição Militar de João Pessoa fará uma apresentação no local, marcando a inauguração do poço, atividade que contará com a presença de autoridades militares e civis.



Twitter