A equipe de gestores da Universidade Federal do Rio Grande no Norte (UFRN) esteve nessa quinta-feira, 21, no Centro Regional de Ensino Superior (CERES) de Caicó. O objetivo da visita foi consolidar a política de interiorização da Universidade com a discussão de melhorias para o Centro junto aos servidores, alunos e o prefeito do município, Roberto Germano.

A reitora da UFRN, ngela Paiva Cruz, convocou os representantes das Pró-Reitorias, Secretarias e Assessorias da Instituição para a reunião, que durou o dia todo, a fim de que os docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes pudessem expor as maiores dificuldades enfrentadas pelo CERES/Caicó.

A principal pauta levantada pelos servidores foi a necessidade de qualificação, já que boa parte das capacitações acontece no Campus Central. A pró-reitora de Gestão de Pessoas (PROGESP), Miriam Dantas dos Santos, falou aos servidores sobre o lançamento da “TV Capacita, que é um programa na modalidade a distância para os servidores da UFRN”, e sobre o projeto de criar um Núcleo de Gestão de Pessoas e de Atenção à Saúde do Servidor, em Caicó.

Os alunos questionaram, principalmente, a estrutura física e a qualidade da internet. A coordenadora acadêmica do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Virgínia Maria Dantas de Araújo, falou sobre o plano diretor -- um estudo do terreno para a construção dos prédios e blocos de aulas -- que está sendo elaborado. “O projeto está sendo desenvolvido pelo curso de Engenharia Ambiental e depois será discutido com a comunidade acadêmica de Caicó”.

Em relação à internet, o superintendente de Informática da UFRN, Aluízio Neto, explicou que “Caicó não foi contemplada com internet de banda larga porque a rede instalada pela Telebrás só cobre uma distância de até 50 km”. Dessa forma, a solução apresentada seria tentar uma parceria com os governos municipal, estadual e federal, para puxar um cabo de Currais Novos até a cidade, o que garantiria uma internet de banda larga.

Para o prefeito de Caicó, Roberto Germano, a comunidade acadêmica do CERES solicitou a criação de um circular; a construção de uma calçada ao redor do campus; a transformação do Castelo Engady em patrimônio cultural; o tratamento do esgoto sanitário; entre outros pontos. O prefeito se comprometeu a procurar soluções para as questões levantadas e tentar parcerias.

Para finalizar a reunião, a reitora agradeceu as sugestões e críticas e se comprometeu a resolver os problemas e a levar as demandas ao Ministério da Educação (MEC), na sua próxima reunião. “A política de expansão da UFRN visa garantir, criteriosamente, a qualidade. O CERES/Caicó é tão UFRN quanto o Campus Central, a FACISA, o CERES/Currais Novos e nossos demais polos”.

Estiveram presentes na reunião os estudantes do Diretório Central Estudantil (DCE) Adler Barros e Marcos Cauê; a representante da União Nacional dos Estudantes (UNE), Daniella Araújo; e os pró-reitores de Extensão, Edmilson Lopes; Administração, João Batista Bezerra; Graduação, Claudianny Noronha; Planejamento, João Emanuel Evangelista e Jorge Dantas; e de Pesquisa, Jorge Falcão.

Também participaram do encontro o superintendente adjunto de Infraestrutura (SIN), Fred Guedes; o secretário de Relações Internacionais (SRI), Márcio Venício; a secretária adjunta de Educação a Distância (SEDIS) Ione Diniz; a diretora do CERES/Caicó, Ana Aires e a coordenadora administrativa do REUNI, Estela Maria Araújo Carvalho.