NATAL PRESS

Frankie Marcone

selmas

A pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) na área de saúde pública foi contemplada com o prêmio internacional Impact Award, concedido pela Universidade de Iowa, dos Estados Unidos.

Entregue à professora Selma Jerônimo, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT) da UFRN, em 18 de novembro último, pela presidente da Universidade de Iowa, Sally Mason, no país norte-americano, o prêmio destina-se às pessoas e/ou às instituições que colaboram com a Universidade de Iowa e/ou que construam conhecimento voltado para programas sociais que melhorem a vida das pessoas.

Parceira desde 1996 dessa universidade americana, a pesquisadora Selma Jerônimo lembrou o quanto o conhecimento gerado no âmbito do IMT, da Escola Maternidade Januário Cicco (MJEC), do Centro de Biologia (CB) e do Departamento de Infectologia do Hospital estadual Gizelda Trigueiro (HGT) contribui para melhorar a vida dos norte-rio-grandenses.

Um grupo de 25 pesquisadores atua nessas unidades citadas por Selma Jerônimo, e a perspectiva social da pesquisa desenvolvida na área da saúde, pela UFRN, é imensurável, disse a diretora do IMT, ao apresentar o prêmio à reitora nessa última quinta-feira, 11.

“A contribuição diária do IMT, MJEC, CB e do Departamento de Infectologia do HGT quebra o ciclo de doenças negligenciadas, como tuberculose, lehsmaniose, hanseníase, dengue e outras, em países de situação socioeconômica vulnerável”, completou a pesquisadora da UFRN. “E esse prêmio mostra que a iniciativa da UFRN nesse campo científico “está sendo reconhecida”, destacou Selma Jerônimo.

Impactos

As unidades envolvidas com essas pesquisas atuam com protocolos que ajudam a rebaixar os índices de doenças hipertensivas na gravidez no RN, por exemplo. Conforme a pesquisadora, essa situação permitiu diminuir os parâmetros da mortalidade de gestantes e bebês ao final da gravidez.



Twitter