NATAL PRESS

Divulgação

betorosado

O deputado federal Beto Rosado foi ao ministro da Pesca, Helder Barbalho, pedir o apoio do ministério para a consolidação de um polo pesqueiro de atum na região da Costa Branca do estado. De acordo com levantamento realizado junto aos produtores, somente o município de Areia Branca produz anualmente 10 mil toneladas de Atum e essa produção poderia ser alavancada com mais investimentos do governo.

Beto Rosado saiu satisfeito da audiência porque recebeu do ministro a informação de que o governo federal quer ampliar a produção do atum em regiões como o litoral potiguar. "Haja visto que o Brasil ainda não atingiu a sua cota de exploração de 15% da pesca do atum. Estamos com apenas 8%. Então, dentro de uma perspectiva de investimento, de incentivo à pesca, o Polo Costa Branca está inserido nesse projeto do ministério.”

Segundo o ministro, o Rio Grande do Norte é um estado estratégico no plano de fortalecimento da exploração do atum. “O polo, sem dúvida alguma, está dentro daqueles que devam ser fortalecidos para garantir a ampliação da produção e pude hoje receber essa reivindicação do deputado, deliberando a presença de técnicos do ministério, tanto da área da infraestrutura quanto da área do ordenamento da pesca, para que estejam dialogando com o governo estadual e municipal. Tenho certeza de que nós haveremos de garantir mais exploração, mais infraestrutura e outros polos no litoral do Rio Grande do Norte”

Atualmente, cerca de 50 embarcações são responsáveis pela exploração do atum no município de Areia Branca. Cada uma dessas embarcações tem capacidade para pescar entre 8 e 15 toneladas, a cada viagem. Com a criação do polo e o apoio do Ministério da Pesca, essa produção poderá ser incrementada, elevando consideravelmente esses números.

A defesa da criação do Polo Atuneiro da Costa Branca começou pelo ex-deputado Betinho Rosado, que levou a ideia ao ministério da Pesca, em 2014, ao lado do deputado estadual Souza, que atua na região.



Twitter