NATAL PRESS

Foto: Cosern/Divulgação

cosernere

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, foi destaque em duas categorias do Prêmio IASC (Índice Aneel de Satisfação do Consumidor), organizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica para reconhecer as distribuidoras mais bem avaliadas do Brasil, com base na percepção do consumidor residencial, aferida por meio de pesquisa de opinião.

Os destaques da Cosern foram os seguintes:

A Cosern atingiu um índice de satisfação entre os consumidores de 77,91, o que a coloca em 1º lugar entre as empresas com mais de 400 mil consumidores. Hoje a Distribuidora potiguar atende 1,3 milhão de consumidores no Rio Grande do Norte.

Na categoria Maior Crescimento de Concessionárias entre os anos de 2015 e 2014, a Cosern ficou em 1º lugar na região Nordeste, e 5º lugar no Brasil, logo atrás da AES Sul Distribuidora Gaúcha de Energia, a Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica (CDDE-D), Energia Mato Grosso do Sul Distribuidora de Energia (EMS), Companhia Hidroelétrica São Patrício (Chesp), em Ceres (GO), e na frente da Usina Hidroelétrica Nova Palma Ltda., no Rio Grande do Sul.

Na categoria Nordeste, a Distribuidora potiguar ficou em 2º lugar entre as três melhores na avaliação do consumidor, atrás da Energisa Borborema Distribuidora de Energia, de Campina Grande (PB), e seguida pela Energisa Paraíba Distribuidora de Energia, que atende aos demais municípios da Paraíba.

A cerimônia de entrega foi realizada na tarde desta quarta-feira (23), no auditório CEPAT, localizado na sede da ANEEL, em Brasília. Estiveram presentes ao evento o Diretor-Presidente da Cosern, Luiz Antonio Ciarlini, o Superintendente de Transformação, Javier Vázquez, e a Gerente de Comunicação Institucional, Karine Severo.

Para Luiz Antonio Ciarlini, o reconhecimento do consumidor e a boa prestação de serviço são fatores essenciais a qualquer empresa, especialmente aquelas de prestação de serviço público como a Cosern. “Num momento em que a economia do país e de todas as Distribuidoras, por sua vez, também enfrentam dificuldades, esses destaques se tornam ainda muito mais relevantes”.

As empresas mais bem avaliadas pelos consumidores receberam troféu, certificado e o selo IASC, que pode ser aplicado nas faturas de energia elétrica e no material de comunicação institucional. Os resultados do IASC são utilizados para subsidiar o aprimoramento dos instrumentos regulatórios e a priorização das ações de fiscalização.

Sobre a pesquisa:


A pesquisa foi realizada pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda., no período de 7 de julho a 21 de setembro de 2016. Foram entrevistados 24.926 consumidores residenciais, de forma presencial domiciliar, de 540 municípios atendidos pelas 101 distribuidoras, sendo 63 concessionárias e 38 permissionárias. Divulgado anualmente pela ANEEL desde 2000, o IASC retrata o grau de satisfação do consumidor em relação à qualidade dos serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica, com o propósito de estimular a busca pela melhoria contínua na perspectiva do consumidor. A ANEEL premia desde 2002 as distribuidoras mais bem avalizadas pelos consumidores residenciais.

Sobre o índice:
O IASC é um indicador que permite avaliar a satisfação do consumidor residencial com os serviços prestados pelas distribuidoras de energia elétrica. Ele é obtido anualmente a partir de pesquisa amostral realizada com consumidores de todas as distribuidoras, concessionárias e permissionárias, que atuam no território nacional. São realizadas cerca de 25.000 entrevistas.

As variáveis são as seguintes:
•Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â  qualidade percebida;
•Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â  valor percebido (relação custo-benefício);
•Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â  satisfação global;
•Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â  confiança no fornecedor;
•Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â Â  fidelidade.



Twitter