NATAL PRESS

julhoverde28

Ontem, 27 de Julho, foi celebrado o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. Conscientização, atenção, diagnóstico precoce e vida saudável é apenas uma pequena lista que integra as ações da campanha Julho Verde que desde o início do mês busca conscientizar e envolver a população numa corrente forte no combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço.

O Julho Verde é uma campanha da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço – SBCCP, no Rio Grande do Norte a campanha completa seu segundo ano consecutivo sob a coordenação do Dr. Luís Eduardo Barbalho. Foram promovidas ações, palestras e simpósios, envolvendo pacientes, profissionais e o público no geral.  

A grande preocupação é que as patologias nas regiões da cabeça e do pescoço têm sido mais frequentes e os números são alarmantes. Segundo o levantamento do INCA, o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais atuante entre os homens, atrás somente do câncer de próstata, com mais de 18 mil casos diagnosticados anualmente no Brasil. Nas mulheres, predomina o câncer da tireoide, sendo o quinto mais comum entre elas.

Pesquisas apontam que cerca de 7% da população pode ter infecção pelo HPV detectada na boca. Ou seja, em um contexto de 200 milhões de pessoas, esse percentual representa cerca de 14 milhões de indivíduos em risco de desenvolver a doença no Brasil.

Fiquem atentos para os sintomas

Entre o sintomas preocupantes estão: nódulo persistente no pescoço, principalmente quando não desaparece espontaneamente em até 21 dias, é endurecido e cresce progressivamente; lesão na boca que não cicatriza espontaneamente em até 21 dias, e rouquidão por mais de três semanas, em especial em fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas.



Twitter