NATAL PRESS

eleitos2016

As eleições municipais de 2016 ocorrerão no próximo domingo (02) e a Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, organizou um regime de plantão especial para reforçar a garantia no fornecimento de energia elétrica durante a realização desse importante exercício de cidadania que é ir às urnas.

Durante todo o processo de votação e apuração, a Concessionária trabalhará em esquema especial para atender às solicitações de emergências. Um contingente formado por 140 profissionais estará de prontidão, em escala de plantão, para atuar em caso de necessidade.

O Centro de Operações e Informação (COI), responsável pela operação do sistema elétrico da distribuidora, que funciona 24 horas por dia, estará apto a adotar todas as providências necessárias caso ocorra alguma eventualidade no dia do pleito eleitoral. Para facilitar a comunicação com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a Cosern disponibilizou um contato direto com o COI por meio do qual o acionamento das equipes de plantão será priorizado.

As redes e circuitos das zonas e seções eleitorais, além dos centros de apurações, foram inspecionados e passaram por manutenção preventiva nas últimas semanas. A operação especial incluiu, entre outras ações, a substituição de cabos e transformadores, instalação de postes e a poda de árvores.

O trabalho da Cosern, no entanto, não está restrito ao dia da votação. Há duas semanas, a Distribuidora fez um alerta à sociedade e aos partidos políticos sobre o perigo que representa a propaganda eleitoral irregular colada em postes e caixas de medidores.


Prevenção

Tão importante quanto a iniciativa da Cosern é a prevenção e o cuidado com as instalações elétricas do imóvel e com os equipamentos usados para a realização das eleições. Por isso, a Concessionária recomenda aos responsáveis pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que seja feita uma revisão nas instalações elétricas internas nas zonas, seções e centros de apuração. Um técnico em eletricidade qualificado e de confiança deve verificar:

• Se os condutores e equipamentos de proteção (disjuntor e fusível) estão dimensionados adequadamente, de acordo com a carga instalada. Em caso de necessidade de aumento da carga, providenciar a readequação das instalações e informar à Cosern no telefone (116);

• Se as instalações estão em bom estado de conservação, com fios sem emendas e desencapados;

• Se as instalações estão devidamente aterradas, com a utilização de fio terra, de acordo com a norma da ABNT. Não deve ser utilizado o fio neutro como “fio terra”;

• Se os componentes elétricos são de boa qualidade, especialmente os equipamentos de proteção (disjuntor);

• Se os circuitos internos estão devidamente equilibrados entre as fases;

• Se há utilização indevida do chamado “T” (tê), de forma a evitar a sobrecarga nas instalações. O correto é instalar mais tomadas, respeitando o limite de condução de energia elétrica dos fios.



Twitter