DIVULGAÇÃO

alt

No segundo dia do Concurso Novos Talentos do 10 Festival Gastronômico da Pipa, que este ano tem como tema a banana, o “Coração de Minas” bateu mais forte e conquistou os jurados, levando o primeiro lugar na categoria Prato principal. Da dupla mineira de mãe e filha, Mônica e Raffaella Lambertucci, a preparação inovou utilizando a flor da banana, conhecida como umbigo ou coração por causa do formato, que normalmente é jogada fora, mas que no interior de Minas Gerais é apreciada e usada em diversas receitas.

Além do umbigo refogado da banana, a receita foi composta por medalhão de carne de sol artesanal, banana caramelizada e molho de rapadura. Mônica, que participou pelo segundo ano consecutivo do Concurso, inclusive como vencedora (em 2013 ela ficou em primeiro lugar na categoria Sobremesa), acredita que o intercâmbio de culturas e sabores e o aproveitamento completo dos ingredientes fizeram a diferença na competição.

“Utilizar o umbigo da banana, que geralmente não é aproveitado, e também as técnicas e ingredientes da região nordeste conferiram um diferencial ao prato que acabou conquistando os jurados. Acho que essa preocupação com a integração de culturas, ingredientes e o seu aproveitamento, além da questão funcional, nutritiva, contou muito para mais essa vitória”, disse a mineira.

Na noite dessa terça-feira, 14/10, também foram apresentados os pratos principais: Banana Fusion, de Rodrigo Oliveira e Gabriel Furtado, que levaram o segundo lugar; Lasanha Negra Maluca, da dupla Hianto Varela e Jô Dias, os terceiros colocados; e Nhoque funcional ao molho potiguar, de Arilane dos Santos e Rosicléia Gomes, em quarto lugar.

O Concurso Novos Talentos continua até esta quarta-feira, 15/10, com a categoria Sobremesa. O Festival Gastronômico da Pipa (10 a 18 de outubro de 2014) é realizado pela EDUCAPIPA, Associação Educacional Comunitária do Município de Tibau do Sul, entidade não lucrativa que tem por finalidade apoiar, promover e divulgar a cultura, a educação formal e não-formal, as artes, os esportes, e as comunicações no município. Promoção: Prefeitura Municipal de Tibau do Sul/RN. Operadora Oficial: Foco Operadora. Patrocínio: Sadia, Therezópolis, Makro, Armação Propaganda, São Braz, Sebrae, Gráfica RN Econômico, Sesc, Senac, Fecomércio RN. Apoio: Arroz Tio João, Clan, Flor de Sal, Joaquim Tur, Canessa & Montanares, Multibar, Deguste Gastronomia e Wictory.

A programação completa está disponível no site: www.festivadapipa.com.br. Mais informações podem ser obtidas no site ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
 
https://www.facebook.com/festivaldapipa