NATAL PRESS

divulgação

O restaurante a quilo ou self-service é uma invenção genuinamente brasileira, surgido em Belo Horizonte (MG), na década de 1980. Não se pode negar que a invenção se tornou um traço da cultura brasileira, quando o assunto é alimentação fora do lar. Quem nunca almoçou num self-service que levante a mão... ou a bandeja. Mas e qual é o melhor estabelecimento dessa modalidade na sua opinião? O concurso ‘O Quilo é Nosso’, em sua 3ª edição, vai escolher os melhores em nosso estado e em todo Brasil, a partir da próxima terça-feira, 17, até o dia 26 deste mês. A realização é da Associação Brasileira de Bares e Restaurante – ABRASEL, com patrocínio nacional da Sodexo, e local da Malu Equipamentos e Ludmec, em parceria com a revista Prazeres da Mesa.

O Rio Grande do Norte tem 12 participantes no certame; sendo 10 de Natal e dois de Parnamirim. São eles: Ceará Grill, Con Xin China, Fogo & Chama, Gaúcho's Grill, Gostoso Sabor, Pasteleco,  Pimenta do Reino, Pirandello's, Sadoche e Talher (Natal); e ainda O Rei do Caldo e Tô-San Sushi Delivery (Parnamirim). 

Os restaurantes participantes têm que criar uma receita especial, que deve ser oferecida ao público durante todo o período do concurso. A primeira fase define os classificados de cada região para concorrer ao título estadual. Este ano, o peso da decisão será dividido entre voto popular e júri técnico. Durante o evento, os estabelecimentos participantes serão avaliados nos seguintes quesitos: ambiente, atendimento, limpeza, qualidade geral do buffet e receita, sendo que este último critério tem peso dobrado na nota final. O público registra os votos pelo site do evento (www.oquiloenosso.com.br). Já o júri técnico fará sua avaliação durante visitas ocultas aos restaurantes. Somados os resultados, os três estabelecimentos que obtiverem as maiores pontuações seguem para a próxima etapa.

Os vencedores de cada estado seguem para São Paulo, onde vão preparar a receita para uma banca de jurados, escalada pela revista Prazeres da Mesa. Nessa avaliação, chefs e especialistas em gastronomia vão avaliar o prato apresentado. Tudo será transmitido ao vivo para todo Brasil pelas redes sociais.

Os vencedores do concurso ganham prêmios como divulgação nos canais de comunicação da Abrasel e da Prazeres da Mesa, certificados e placas de vencedor, ingressos para o Congresso da Abrasel e Fórum Gestão à Mesa.

No país, a modalidade de comida a quilo impera entre os restaurantes, aponta uma pesquisa do Sebrae divulgada em 2016. São várias as vantagens para os adeptos do self-service, desde ter uma diversidade de receitas e sabores à disposição; inclusive com pratos da culinária de sua região; montar um prato saudável, balanceado e com opções de carboidratos, proteínas e  vegetais. Ao fazer refeições em um restaurante a quilo, também é possível ajudar a cuidar do planeta, já que cada pessoa define a quantidade de cada item que vai ao prato, evitando assim desperdício de comida.

 

“Recebemos um feedback muito positivo dos empresários sobre as duas edições já realizadas porque o concurso O Quilo é Nosso veio preencher uma lacuna que existia no setor, de valorização dos negócios de comida a quilo. Estamos trabalhamos com muita dedicação para que o evento seja ainda melhor este ano”, afirma Paulo Nonaka, presidente do Conselho de Administração da Abrasel.

 

Além de poder ganhar a chancela de melhor do Brasil, os estabelecimentos participantes têm no concurso uma oportunidade de lançar pratos diferentes, criar promoções, divulgar o restaurante, escutar e se relacionar melhor com os clientes, incrementar as vendas e ganhar mídia espontânea nas redes sociais e imprensa de todo País.

 

SERVIÇO:

Concurso ‘O Quilo é Nosso”, de 17 a 26 de setembro. Conheça os restaurantes participantes no site www.oquiloenosso.com.br e acompanhe as novidades no Instagram do evento: @oquiloenosso. Informações: 84-99169 8800.



Twitter