NATAL PRESS

Representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) participaram na manhã desta segunda-feira, 8, de reunião conjunta para discutir o plano de expansão da UFRN no Estado.

A reunião foi organizada com o objetivo de discutir o crescimento do ensino superior no Rio Grande do Norte de forma integrada, para que as demandas sejam supridas pelas instituições de ensino superior sem que haja uma sobreposição entre elas.

Para a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, é preciso fazer um estudo para que as ações a serem tomadas sejam bem alicerçadas. “É necessário fazer um planejamento estratégico e ver a viabilidade de cada município para que as instituições de ensino ofereçam cursos diferentes e com qualidade”.

Enilson Santos, assessor da Reitoria para o projeto de expansão da UFRN, explica que os estudos para o crescimento da instituição vêm sendo feitos desde janeiro de 2012: “Estamos elaborando um conjunto de proposições de expansão para ser maturado junto às outras instituições públicas de ensino superior”.

De acordo com Enilson Santos, estão sendo analisadas as demandas de crescimento de cursos existentes e a criação de novos cursos. “Analisamos, por exemplo, a origem dos alunos de cada curso para saber de qual município eles vieram e, assim, termos uma noção da demanda de cada cidade”.

Uma minuta com as demandas e possibilidades de cada universidade está sendo elaborada para entregar ao Ministério da Educação (MEC). “Pretendemos apresentar esse documento ao ministro na reunião do Programa Motores do Desenvolvimento, previsto para a segunda quinzena de abril”, explicou Santos.

Durante a reunião, o prefeito de Assu, Ivan Júnior, entregou ainda um documento à reitora da UFRN, Ângela Paiva, e ao reitor da UFERSA, Arimateia Matos, com as demandas de seu município e se disponibilizou a efetivá-las.

Estiveram também presentes na reunião a deputada federal Fátima Bezerra; o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento do IFRN, Wyllys Tabosa; o pró-reitor de Graduação da UFRN, Alexandre Lara Menezes; a coordenadora administrativa do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), Estela Maria Araújo Carvalho; e a coordenadora acadêmica do REUNI, Virgínia Maria Dantas de Araújo.

Começa nesta segunda-feira, 8, o 5º Congresso Norte-Nordeste de Química. O evento é sediado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e segue até o dia 12 de abril. Tanto a abertura quanto as palestras e minicursos programados para o evento acontecem no Auditório da Biblioteca Central Zila Mamede. Simultaneamente, ocorre o 3º Encontro Norte-Nordeste de Ensino de Química.

Para se inscrever nos eventos, os interessados devem acessar na internet, o endereço: http://www.annq.org/ e seguir as instruções. Os valores das taxas de inscrição se categorizam em quatro grupos: estudantes de graduação e professores dos níveis médio e fundamental: R$ 80; alunos de pós-graduação, R$ 100; professores universitários e demais profissionais, R$ 150; e alunos de Ensino Médio R$ 60.

Ambos os eventos são promovidos pela Associação Norte-Nordeste de Química e contam com o apoio da UFRN, Academia Paraense de Ciências, Academia Roraimense de Ciências e Associação Química do Brasil.

Uma comitiva da Universidade Central de Bogotá (Colômbia) foi recebida pela reitora Ângela Paiva Cruz e pelo secretário de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Marcio Venício Barbosa, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na manhã desta quinta-feira, 4. Na oportunidade os representantes da universidade boliviana apresentaram à reitora da UFRN uma proposta de cooperação entre as duas instituições.

A reitora Ângela Paiva apresentou um panorama atual da UFRN, informando sobre o número de alunos, que se aproxima de 50 mil, e sobre a diversidade de suas atividades. Segundo afirmou, a instituição caracteriza-se pela sua pluralidade, atendendo em todas as áreas.

Entre as prioridades da sua gestão, a reitora destacou a internacionalização da UFRN e a criação do Instituto Ágora, que oferece cursos de línguas aos alunos e servidores (docentes e técnicos) da instituição.

Integravam a comitiva colombiana a presidente da Rede de Investigadores em Publicidade (RELAIP) Mônica Baqueiro Gaitan e os professores Ingrid Zacipa e Jesus Valência, da Universidade Central (Bogotá), acompanhados dos professores do Departamento de Comunicação da UFRN, Adriano Gomes e Mirian Moema Pinheiro (Base de Pesquisa COMIDIA) e Josenildo Soares Bezerra.

CONIP

Os professores colombianos são parceiros da UFRN, junto ao Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia (COMIDIA) na realização do I Congresso Internacional de Publicidade da UFRN e III Encontro da RELAIP, eventos que acontecem até amanhã na UFRN.

Na abertura dos dois eventos, na noite da quarta-feira, dia 3, a reitora Ângela Paiva saudou os participantes e destacou a importância do encontro para a comunicação e para a sociedade como um todo, “considerando que a publicidade e a propaganda são mecanismos essenciais para o funcionamento da sociedade em que vivemos”.

A reitora destacou a necessidade da ética preceder a mensagem e ser sua força determinante. É importante definir, ressaltou, de que modo “o homem de publicidade e propaganda poderá lidar, de modo eficiente e responsável, com a necessidade do anunciante e a segurança do coletivo”.

O I Congresso Internacional de Publicidade e Propaganda continua nesta sexta-feira, 5, discutindo temas como Publicidade, Sociedade e Cultura; Publicidade Aplicada ao Mercado; e Formação Acadêmica em Publicidade Brasil-Colômbia.

Um estudante potiguar com renda familiar de no máximo um salário mínimo tem apenas 2% de possibilidade de estar entre os 10% dos candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que atingem as melhores notas. O dado integra a pesquisa “Desigualdade de Oportunidades: O papel das circunstâncias do desempenho do Enem”, realizada pelo professor Lauro César Bezerra Nogueira, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – Ufersa –, e pela doutoranda Fernanda Leite sob a orientação do professor Erik Figueiredo, ambos da UFPB. Desenvolvida no Núcleo de Estudos em Economia Social (NEES) da Universidade Federal da Paraíba, a pesquisa é pioneira no Brasil por mensurar a desigualdade de oportunidades por meio da nota do Enem.

"O estudo busca avaliar qual o papel das variáveis de circunstâncias individuais no desempenho do aluno no Enem”, destaca o professor Lauro, explicando que as variáveis são compostas pela renda familiar, sexo, raça, tipo de escola em que o aluno estudou, e o background familiar formado pela escolaridade dos pais. “Um estudante com baixa renda tem que se esforçar 16 vezes a mais do que um estudante considerado rico, com renda a partir de nove salários mínimos para conseguir ficar entre os 10% melhores do Enem”, explica o professor.

NORDESTE – De acordo com o estudo, as variáveis sociais são influentes em todo o Brasil, mas as desigualdades de oportunidades impactam ainda mais os estudantes nordestinos. “Essas variáveis no Nordeste têm um peso maior do que em relação ao Brasil, tanto que, a média das notas do Enem no Nordeste é de 2.549 pontos, enquanto que a média nacional é 2.630, e do Sudeste chega a 2.780. Por morar no nordeste o aluno já sai penalizado”, afirma.

Segundo o pesquisador, as condições desfavoráveis encontradas nas Regiões Norte e Nordeste podem ser associadas à baixa qualidade das escolas. “A principal contribuição do estudo é mostrar que devemos melhorar a qualidade das nossas escolas se queremos compensar essas pessoas por serem menos favorecidas”.

Outro fator decisivo para a diminuição das desigualdades está no background familiar. “Um pai com quatro anos de escolaridade ou analfabeto funcional na região Sul tem um nível de qualificação superior a um pai com menos de quatro anos de estudo que mora nas regiões Norte e Nordeste”, frisa o pesquisador.

PESQUISA NA UFERSA – Em pesquisa futura, o professor Lauro pretende verificar a desigualdade de oportunidade no ingresso dos alunos na Ufersa. “A partir do número de alunos matriculados separaremos por grupos de circunstâncias e verificaremos quanto cada aluno teve que se esforçar – em termos de probabilidade - para ser aprovado na Ufersa”, vislumbra o professor.

Padre José Valquimar Nogueira do Nascimento foi nomeado pelo Arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, para a função de diretor da Faculdade de Filosofia e Teologia Dom Heitor Sales, situada no bairro da Ribeira, em Natal. Ele substitui Monsenhor Lucas Batista Neto, que foi nomeado diretor do Instituto de Teologia Pastoral de Natal - ITEPAN.
Padre Valquimar também foi nomeado capelão da Província Nossa Senhora das Neves, da Congregação das Filhas do Amor Divino, em Emaús. As duas provisões, assinadas pelo Arcebispo, têm data de primeiro de abril de 2013. Padre Valquimar acabou de retornar do Rio de Janeiro, onde residiu por alguns anos e fez mestrado em Direito Canônico.

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, assinou na terça-feira, 2, em Angicos, o Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos, juntamente com representantes de mais dez órgãos e instituições. A assinatura do pacto fez parte das comemorações do “Cinquentenário das 40 Horas de Angicos”, homenagem ao educador Paulo Freire.

As comemorações e o reconhecimento ao legado do educador Paulo Freire no RN foram organizados pela Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Secretaria Municipal de Educação de Angicos e Núcleo de História e Memória da Educação de Jovens e Adultos do Rio Grande do Norte, do Centro de Educação da UFRN.

O Pacto tem o objetivo de envidar esforços coletivos para a reformulação das políticas públicas e das práticas pedagógicas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no âmbito de ação de cada instituição, de modo que melhor favoreçam a garantia desta modalidade de ensino como um direito humano e social, já assegurado pela Constituição de 1988.

A proposta do Pacto é mobilizar a construção de Planos Estaduais de EJA; organizar processos conjuntos de formação de professores e gestores de EJA em nível de pós-graduação; criar um observatório de EJA; realizar festivais de aprendizagem no Rio Grande do Norte e Paraíba; fortalecer o Memorial Paulo Freire, o Museu e Centro de Formação; e organizar, em conjunto, publicações dirigidas aos estudantes, professores e gestores do EJA para divulgar o ethos freireano.


Homenagem

A homenagem ao Cinquentenário das 40 Horas de Angicos contou com a presença da secretária de Educação e Cultura, Betânia Ramalho Leite; da reitora Ângela Paiva Cruz, da UFRN; do reitor da UFERSA, José de Arimatea de Matos; do reitor da UERN,
Milton Marques; do prefeito de Angicos, Expedito Ximbinha Jr; do coordenador da Comissão Nacional Angicos 40 horas, Francisco das Chagas Fernandes; da deputada federal Fátima Bezerra; Moacir Gadotti, do Instituto Paulo Freire/SP; e do filho do homenageado, Lutgard Freire, entre outros.

Após a abertura oficial, o advogado Marcos Guerra, que participou do projeto 40
Horas de Angicos, fez palestra contando sua experiência, apresentando slides de fotos
e desenhos utilizados na época. À noite foi exibido o documentário produzido pelo
Núcleo de Referência da História e Memória da EJA da UFRN.

O evento continua até esta quarta-feira, 3, em Angicos, com uma série de atividades que marcam a homenagem, como o lançamento da Revista de Informação do Semiárido (RISA) e a concessão do Título de Cidadão Angicano aos ex-Coordenadores dos Círculos de Cultura.

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A deputada federal Fátima Bezerra (PT), representando a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, participou na terça-feira (03), do início das atividades alusivas ao ‘Cinquentenário das 40 horas de Angicos’, que homenageia o professor Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, pelo trabalho pioneiro de alfabetização de jovens e adultos, realizado em Angicos (RN), em 1963.

“No governo Aluízio Alves, há 50 anos, era dada última aula das 40 horas da Experiência Paulo Freire que contou, inclusive, com a presença do presidente João Goulart. Mais que celebrar. Essa justa homenagem fortalece a luta no projeto político-pedagógico de enfrentamento do analfabetismo no Brasil. Depois da experiência pioneira das 40 horas, Paulo Freire foi convidado pelo presidente João Goulart para elaborar o Plano Nacional de Alfabetização de Adultos, mas foi impedido em virtude do Golpe Militar, pois foi preso e exilado por 16 anos. Ou seja: se o Método de Paulo Freire não tivesse sido proibido em decorrência do Golpe Militar essa realidade de analfabetismo seria diferente. Os índices de analfabetismo no Brasil, apesar de terem caído na última década, ainda são altos. No Brasil: 10%; RN: 17%; e Angicos: 24%”, destacou Fátima.

O reitor da UFERSA, Arimatea Matos deu a ordem de serviço para construção do Memorial Paulo Freire: Museu e Centro de Formação. Na ocasião, foi lançado o Pacto Paulo Freire pela Educação de Jovens e Adultos.

“Essa experiência revolucionária, inovadora, referência no Brasil e no mundo na luta contra o analfabetismo, merece ser homenageada no Parlamento. Por isso, propus audiência pública para homenagear Paulo Freire e o Cinquentenário das 40 horas de Angicos, a ser realizado na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados”, completou Fátima.

Participou do evento os professores Marcos Guerra (conferencista), Moacir Gadotti (Instituto Paulo Freire), Chagas (MEC); a reitora da UFRN, Ângela Paiva; o reitor da UFERSA, Arimatea Matos, e demais representações da UERN, MEC, UFPE, UFPB, SEEC-PB, Cátedra UNESCO de EJA, SME de Angicos, Fórum Potiguar de EJA, UNDIME, SINTE-RN, Mova, Governo do RN, dentre outros.

O Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) do qual a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma das parceiras, firmou acordo na última quarta-feira, 27, com a University of Manchester, Inglaterra, que oferecerá uma Bolsa de Doutorado pleno em Física (Graphene) - Faculty of Engineering and Physical Sciences da University of Manchester.

O curso é de caráter presencial e tem a duração de 4 anos. O estudante selecionado será orientado por um dos pesquisadores contemplados com o Prêmio Nobel de Física em 2010, por experimentos inovadores com o grafeno.

As inscrições são gratuitas e deverão ser realizadas nas pró-reitorias de Pesquisa e Pós-graduação ou nas Assessorias de Relações Internacionais das instituições que terão a responsabilidade de enviar ao GCUB, nas datas e formas descritas no Edital, as candidaturas recebidas. As inscrições na UFRN, estão sendo realizadas no Instituto Internacional de Física.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com o GCUB, exclusivamente pelo endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPGEM), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), participam do 6º Festival Off Plus Camera, em Cracóvia, na Polônia. O Festival Internacional de Cinema Independente Off Camera Plus, que acontece entre os dias 12 e 21 deste mês, é um dos eventos mais importantes no mapa cultural polonês.

Os alunos irão apresentam o curta-metragem “Maré Alta”, que retrata o avanço do mar no litoral potiguar e mostra entrevista com uma moradora do distrito de Sagi, localizado no município de Baía Formosa, que teve sua casa invadida pelas águas.

O vídeo, produzido por Alexandre Santos, Dênia Cruz Sckaff, Élmano Ricarte e Fernanda Pires, tem duração de um minuto e foi feito em 15 dias. Maré Alta foi vencedor do III Festival Internacional de Cinema de Baía Formosa (FINC).

Como o prêmio do FINC deu direito a passagem e hospedagem de somente um dos membros da equipe realizadora do curta, a UFRN vai custear o transporte dos demais alunos do PPGEM que produziram o vídeo. “Somos cinco integrantes, então sorteamos a passagem e a hospedagem oferecidas pelo festival. Dos outros quatro membros, uma mora em Portugal e, dessa forma, fica mais próximo para ela. E como nós três somos estudantes da UFRN, conseguimos o apoio financeiro da instituição”, explica a produtora do curta Dênia Cruz Sckaff.

De acordo com Dênia, o festival vai contar com trabalhos do cinema alternativo de vários países. “Para nós, que somos pesquisadores e trabalhamos com áudio visual, será uma oportunidade de conhecer outras produções e trocar experiências”.

Além da exibição do curta Maré Alta no festival polonês, os produtores irão conhecer o Alvernia Studios e apresentar os trabalhos da Superintendência de Comunicação da UFRN (COMUNICA) na Universidade da Cracóvia.

O II Curso de estudos irlandeses é um evento promovido pelo Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas (DLLEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e faz parte da programação do Bloomsday 2013. Esta edição acontece entre os dias 27 de maio e 7 de junho, das 19 às 21h, no auditório D do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

O Grupo de pesquisa em Estudos Irlandeses foi criado na UFRN em 2012 e conta com a cooperação da Ulster University/Irlanda do Norte. O curso Reading Ulysses será ministrado em inglês pelo professor Dr. Bruce Stewart (Ulster University) e não haverá tradução simultânea.
O Bloomsday é um evento em comemoração ao autor irlandês James Joyce. Este evento é celebrado em várias partes do mundo e na UFRN é comemorado há 27 anos. O II Curso de estudos irlandeses dá início à programação do Bloomsday deste ano, que terá sequência na segunda semana de junho com mostra de filmes, conferências, leituras dramáticas e apresentação teatral.

O curso terá a duração de 30h, sendo 20 presenciais e 10 para orientação. Estão disponíveis cinquenta vagas. Para participar é necessário realizar a inscrição via Sigaa, efetuar o pagamento da guia no valor de R$30 e entregar o comprovante aos professores Ana Graça Canan ou Marcelo Amorim, ambos do DLLEM, para que a inscrição seja confirmada.



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