Professores e estudantes de todo o Estado se reúnem na próxima quinta-feira (12), das 14h às 18h, para o evento de encerramento das ações educativas do projeto “Educação com Energia”, desenvolvido como iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Cosern.

O encontro será realizado no edifício sede da empresa, na Cidade Alta, e vai premiar as 10 melhores iniciativas para ensino com abordagem sobre o tema “Eficiência Energética” desenvolvidas em 2019.

No evento serão reconhecidos os alunos que se destacaram nos projetos e também será realizado o lançamento do livro “Educação com Energia”, que consolida os resultados obtidos durante o ano, com textos e imagens das experiências realizadas nas escolas que participantes das ações.

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto “Educação com Energia” conta com várias vertentes de atuação: “Aulas de Energia”, “Festival Tô Ligado na Energia” e o “Energia que Transforma”. Todos realizados com o público estudantil e tendo como foco a disseminação de conceitos para o uso eficiente e seguro da energia elétrica.

A iniciativa, que conta ainda com o apoio do WWF-Brasil e das Secretarias de Educação do Rio Grande do Norte e Municipal de Natal, teve a participação de 22.688 estudantes, 1.171 professores e 217 escolas participantes da grande Natal e interior do Estado.

As ações educativas do “Festival Tô Ligado na Energia” renderam ao Grupo Neoenergia o Prêmio ODS Pacto Global 2019 na categoria Parcerias/Grandes Empresas. A parceria com o músico Carlinhos Brown na utilização dos  personagens Paxuá e Paramim facilitaram esse reconhecimento.

 

ENERGIA QUE TRANSFORMA

O projeto promove a capacitação de educadores nos temas: Eficiência Energética, Segurança no uso da Energia Elétrica e Energias Renováveis, utilizando a Metodologia Energia que Transforma, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura. Lançado em 2013, o projeto já formou 781 educadores e impactou 94.966 alunos da Grande Natal e no interior do Estado. O WWF foi responsável pela sensibilização dos professores no tema da preservação do meio ambiente.

 

FESTIVAL “TÔ LIGADO NA ENERGIA”

Para promover a reflexão sobre o uso seguro e eficiente da energia, por meio de uma gincana, o festival “Tô Ligado na Energia” é realizado em escolas da rede pública de ensino, estimulando a multiplicação do conteúdo de forma lúdica e divertida, movimentando a unidade escolar, a família dos estudantes e as comunidades do entorno.  Desde quando iniciada, em 2016, o festival já foi realizado em 12 escolas, impactando diretamente 4.430 alunos da Grande Natal e interior do Rio Grande do Norte.

 

AULAS DE ENERGIA

Formado por uma rede de Espaços Educativos, instalados no Ecoposto Energia Eólica de Maracajaú e por Unidades Móveis Educativas, a iniciativa já recebeu cerca de 44.881 mil visitantes, entre crianças, jovens e adultos, desde que foi criado, em 2014. Os espaços possibilitam o aprendizado aos consumidores para que se tornem mais responsáveis e cidadãos sensíveis quanto à necessidade de cuidar dos recursos naturais disponíveis no planeta.