divulgação

O conhecimento científico com projetos também voltados para a cidadania obteve um dia de destaque no CEI Mirassol. As turmas do 9º ano do Ensino Fundamental II e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio realizaram a Mostra de Ciências com objetivo de fomentar uma atitude investigativa, que desperte o espírito criativo e o trabalho em equipe possibilitando o debate sobre ciências, tecnologia, sociedade e ambiente. O projeto abrangeu um período de preparação prévio com encontros para orientação e direcionamento temático por parte dos professores.

Na quarta-feira, dia 18, ao longo do dia, a Mostra de Ciências retratou a exposição dos projetos executados pelos alunos e supervisionados pelos professores na busca por estimular a pesquisa e o trabalho em grupo tendo em vista que para apresentarem os trabalhos que trataram de temáticas diversas e mostrarem sua funcionalidade, os alunos precisaram ir atrás da história do conteúdo explorado, pesquisando sobre os assuntos que foram apresentados em sala de aula e retratados para os demais durante a explanação ao público além da troca de conhecimento entre as diferentes gerações que prestigiaram as apresentações.

Os estudantes demonstraram como a pesquisa científica é importante para a produção do conhecimento; como a pesquisa aprofunda conhecimentos trabalhados na sala de aula e como ela é capaz de motivar os jovens a se interessarem cada vez mais pelos estudos.

O evento proporcionou uma vivência de aprendizado e integração para todos os envolvidos visto que estimulou o desenvolvimento da criatividade e da capacidade inventiva e investigativa dos estudantes para despertar vocações. Com isso, a Mostra ensinou os alunos a formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais, a partir de elementos das ciências naturais, colocando em prática conceitos, habilidades, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar.