NATAL PRESS

Marcelo Barroso


Com o objetivo de motivar e acompanhar os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma parceria entre a Câmara Municipal de Natal, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte e a Prefeitura do Natal promoverá até novembro uma série de aulões preparatórios gratuitos, através do projeto Conexão Enem Natal. A aula inaugural aconteceu na manhã deste domingo (11), Dia do Estudante, no Palácio dos Esportes. Os alunos que desejam participar do projeto devem fazer suas inscrições presencialmente na Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Natal, na Escola da Assembleia (R. Açu, 426 - Tirol) ou também pelo telefone: (84) 3232-1001.O projeto é aberto tanto para alunos de escolas públicas quanto particulares 

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo da CMN, Rafael Jácome, a previsão é atender cerca de 30 mil estudantes nos 14 encontros que acontecerão até os dias das provas do Enem (3 e 10 de novembro). "Os alunos poderão revisar os conteúdos de Física, Química, Matemática, Geografia, História, Biologia, Português e Redação. Para o desenvolvimento dos aulões, contamos com a participação de professores experientes e renomados. As aulas terão como base as últimas questões do certame e um vasto material didático preparado pela equipe". 

"Trata-se de uma iniciativa educacional da Assembleia Legislativa do RN voltada a estudantes que se preparam para o exame. Consiste na exibição ao vivo, pela TV Assembleia, de aulas e debates de assuntos pertinentes ao processo seletivo", informou o diretor da Escola da Assembleia, professor João Maria Lima. "Neste ano, o projeto se estende aos aulões presenciais com o apoio da Assembleia Legislativa, cuja gestão do presidente Ezequiel Ferreira não tem medido esforços na educação, da Câmara Municipal, tendo apoio irrestrito do presidente Paulinho Freire, da Prefeitura de Natal e de um grupo de professores amigos", completou.

Segundo Josivan Monte, professor de Literatura e Redação, é esperado que o aluno demonstre seus conhecimentos relacionados ao campo literário. "O examinador quer saber se ele tem a capacidade de analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos, mediante a natureza, função, organização e estrutura das manifestações. Para tanto, a leitura constante é fundamental para que o candidato possa se apropriar do conhecimento, formar bagagem cultural e se conectar com procedimentos de construção do texto, valores sociais e humanos".

O estudante Samuel Silva, do Colégio Estadual Atheneu Norte-Riograndense, falou que para enfrentar a maratona de estudos é necessário traçar metas, confiar no futuro e manter o foco. “Com essa ação podemos nos preparar melhor para as provas, acrescentar informações, tirar dúvidas, rever conteúdos, treinar as redações e ter mais segurança na hora de responder às questões”, esclareceu ele, que vai concorrer a uma vaga no curso de Ciências da Computação da UFRN.

"Esse aulão é um incentivo a mais para que a gente chegue firme na hora da prova. Um momento não só de revisão, mas também de confraternização e intercâmbio entre os estudantes. Portanto, minhas expectativas estão bem otimistas acerca dos resultados que virão", afirmou Jamilly Raquel Oliveira, da Escola Estadual Winston Churchill, que concorrerá para o curso de Medicina.



Texto: Junior Martins


Twitter