João Gilberto

 

O reitor Pedro Fernandes foi recebido nesta terça-feira (4) pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira. Na reunião, o reitor apresentou um relatório sintético de informações sobre a Universidade em geral e sobre o curso de Medicina.

O documento apresenta dados importantes sobre a Instituição, como o número de alunos do Rio Grande do Norte, que corresponde a 86% do total de alunos da UERN. Outro dado importante é o número de alunos oriundos de escola pública, que é de 89%.

O reitor destacou ainda a vocação da UERN para a formação de profissionais na zona Norte de Natal e no interior do Rio Grande do Norte, em especial, a formação de professores da Educação Básica.

O presidente Ezequiel Ferreira destacou a importância do documento apresentado pelo reitor para esclarecer questões em relação à Universidade. “Se não existisse a UERN, onde estariam essas pessoas?”, questionou o presidente.

O reitor apresentou ainda uma proposição de projeto estruturante para a Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) para apreciação e possíveis indicações de recursos, objetivando a construção de salas para os ambulatórios e reparo estrutural para garantir e ampliar ainda mais a disponibilidade de serviços de saúde à comunidade em geral.

O curso de Medicina da UERN faz parte da FACS. Por ano, são ofertadas 60 vagas para o curso. Além da graduação, a Faculdade também conta com duas residências, sendo uma médica e uma multiprofissional, três mestrados, dois doutorados e os ambulatórios que oferecem 27 especialidades, sendo o único atendimento público em algumas delas em Mossoró.

Segundo dados da Instituição, 52% dos alunos de Medicina são do Rio Grande do Norte, percentual que deve aumentar com o critério de inclusão regional, sancionado recentemente pela governadora Fátima Bezerra e que será implantado no próximo SiSU.
Presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira afirmou que é solidário à UERN e que é um admirador do trabalho que vem sendo desenvolvido pela Instituição. “A UERN tem na Assembleia Legislativa um soldado para ajudar no que for possível”.

O reitor Pedro Fernandes avaliou positivamente a reunião. “Foi mais uma oportunidade de falarmos sobre a nossa Universidade. O presidente se mostrou muito atencioso com a UERN e se comprometeu a visitar a Universidade para conhecer nossos projetos e ações em ensino, pesquisa e extensão”.

Acompanharam o reitor a assessora da Reitoria, Cicília Maia, e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Erison Natécio. Estiveram presentes também a chefe de Gabinete da Assembleia, Larissa Rosado, e o diretor-geral da presidência, Fernando Rezende.

Texto: Luziária Machado