A CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação divulgou na quinta-feira (20/12) os novos cursos de Mestrados e Doutorados do Brasil. Na lista, o Rio Grande do Norte figura como pioneiro com o 1º Doutorado Profissional do Norte-Nordeste em Biotecnologia da Saúde.


Em 2019, o novo Doutorado passa a compor o rol de cursos de stricto sensu da Universidade Potiguar, integrante da Rede Laureate, e consolida o programa de Biotecnologia como uma força no novo mercado em crescimento. Seguindo as linhas de pesquisa dos “Biofármacos e Biomateriais” e “Bioprospecção Molecular e Melhoramento Vegetal”, o Programa forma o estudante tanto para área da pesquisa e academia, quanto para o mercado profissional de trabalho.

De acordo com a Coordenadora da Pós-Graduação Stricto Sensu da UnP, Professora Amália Rego, o Doutorado vem reafirmar os esforços da Universidade em contribuir com desenvolvimento regional. “A visão que se descortina a partir desta iniciativa, é que o Nordeste gradativamente se consolida como núcleo de excelência em Biotecnologia, fazendo convergir sua competência no sentido da utilização plena de seus recursos”, comentou.

NOVA MODALIDADE
O Doutorado Profissional é uma nova modalidade no Sistema Nacional de Pós-Graduação criada em 2017 através da Portaria n° 389 do Ministério da Educação, e traz como grande novidade a entrega de um produto final à sociedade no momento conclusão da pesquisa, indo além da tese (teoria).