NATAL PRESS

divulgação

 

Uma tarde muito especial para receber as crianças que farão parte da educação infantil dos colégios Salesiano São José e Dom Bosco. Assim foi a atividade de adaptação e sondagem para os educandos que ingressarão nas primeiras turmas deste segmento da instituição educacional, ocorrida no último sábado (15). Em 2019, os níveis IV e V integrarão a grade curricular da Rede Salesiana no RN, que com 80 anos de história e tradição no ensino, terá espaço para o acolhimento integral da família, com a iniciação educacional até o ensino médio.

Contação de histórias, roda de brincadeiras e atividades lúdicas com os pais fizeram parte da programação dedicada aos pequenos. O objetivo deste primeiro momento foi deixar com que os alunos sentissem-se acolhidos pela equipe do colégio, além de conhecer alguns dos espaços de convívio escolar.

Para a psicóloga educacional e gestora do Serviço de Acompanhamento Psicopedagógico (SAP) do Salesiano no RN, Ana Cristina Gomes, a atividade mostrou aos participantes a metodologia salesiana e evidenciou os pontos que serão trabalhados ao longo de 2019.

“Esse trabalho é feito para a vivência das crianças, em sala de aula, e também com os pais, que receberam uma formação de como é a proposta de ensino do Salesiano. Desde o momento da acolhida, a família esteve envolvida no trabalho da escola, com aplicação das atividades com os professores”, contou a psicóloga educacional do Salesiano.

Para a realização da adaptação e sondagem dos novos alunos, os professores motivaram as crianças com tarefas que exigiram a parte motora, com os trabalhos manuais. Já os pais se reuniram com o grupo pedagógico da escola, para que fosse trabalhada a melhor forma para o envolvimento do filho no novo colégio.

“Em uma parte da escola, as crianças realizaram atividades que estimularam a parte motora, com o uso de texturas, materiais artesanais e peças manuais. Em outra sala, os pais também tiveram a oportunidade de saber um pouco mais sobre o método de funcionamento do Salesiano e como eles poderiam ajudar na adaptação do filho a esse novo ambiente escolar”, completou Ana Cristina Gomes.

O trabalho psicopedagógico do Salesiano tem como fundamento a metodologia aplicada no Sistema Preventivo de Dom Bosco, que integra pontos fundamentais para a formação do educando, como o amor, a razão e os ensinos religiosos. Além disso, a presença familiar faz com que o aprendizado tenha benefícios maiores, tornando o lar uma extensão da escola.

As matrículas para a Educação Infantil estão abertas e pais ou responsáveis podem procurar as Centrais de Atendimento das unidades São José, na Ribeira, e Dom Bosco, em Nova Parnamirim. Outras informações podem ser encontradas no site www.salesianorn.com.br.



Twitter