Debates sobre as necessidades e planos para a educação brasileira aconteceram na última quinta-feira, 12, durante a Conferência Estadual Popular de Educação. O evento reuniu representantes da sociedade civil, agentes públicos, entidades de classe, professores, gestores, estudantes e pais de alunos no auditório da Reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), onde abordaram o tema central “Implementar os planos de educação é defender uma educação pública de qualidade social, gratuita, laica e emancipadora”.

A abertura da conferência contou com a presença da reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, que frisou a importância de espaços para discutir a educação do futuro e a formação para a cidadania. “Conhecimento técnico e humanismo devem estar consolidados nas pautas das nossas escolas e universidades para formarmos o cidadão pleno”, defendeu a reitora, ao reforçar que o evento proporciona relevantes contribuições para qualificar a educação que o país precisa.

A iniciativa é uma convocação do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE), em defesa da democracia no país e das vozes da sociedade civil organizada por meio dos movimentos sociais e das entidades educacionais, a fim de reafirmar o compromisso com uma educação verdadeiramente transformadora. O próximo passo será a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), marcada para 24 a 26 de maio em Belo Horizonte, Minas Gerais.