divulgação

lapisingle

Good morning! Um simples desejo de bom dia dito em inglês é algo que já está ao alcance de muitas crianças nas salas de aula. Mas, o contato com uma língua estrangeira pode ser iniciado ainda na fase da primeira infância, inclusive no berçário.

Segundo Luciana Fortunato, coordenadora da Escola Lápis de Cor, o ideal é que o ensino da língua inglesa para os bebês seja passado de forma que a criança aprenda sem a dependência de traduções. "O ensino de uma segunda língua desde cedo faz com que a criança crie uma segunda conexão neuronal, dessa forma, ela aprende duas línguas simultâneas, sem traduções e sim, compreendendo as duas maneiras de se comunicar. É ideal que seja utilizada uma metodologia em que a criança imerge na segunda língua, sem apropriação de normas e regras. O foco deve ser a conversação e essa nova maneira de comunicação", explica.

A coordenadora ressalta também que na primeira infância as linguagens não se misturam, mesmo com a busca das crianças em compreendê-las. “O sistema neurológico do ser humano tem essa capacidade de aprender tudo, por causa da plasticidade cerebral. Sendo que o mais interessante é que na primeira infância as línguas não se misturam. Não se tenta traduzir de forma literal, e sim, compreender contextos.”, lembra.  

Por meio da utilização de brinquedos, desenhos e músicas que fazem parte do cotidiano das crianças, as professoras do berçário interagem em inglês a todo momento, fazendo com que os bebês sintam-se familiarizados e compreendam essa nova forma de comunicar que será útil no futuro.