Um documento propondo uma expansão articulada do ensino da graduação das instituições públicas de ensino superior do estado foi entregue à presidenta Dilma Roussef, nesta segunda-feira, 3, após solenidade ocorrida na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado.

O material foi entregue pelos reitores Ângela Paiva Cruz (UFRN), José de Arimatea de Matos (UFERSA) e Milton Marques de Medeiros (UERN) e pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional Wyllys Abel Farkatt Tabosa (IFRN), representando o reitor Belchior de Oliveira.

Coordenado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o documento visa auxiliar as decisões do Governo Federal nas definições das ações de apoio à expansão do ensino da graduação de qualidade no estado do Rio Grande do Norte, previstas no Plano Nacional de Educação (PNE). Ele faz uma reflexão sobre esse Plano e sobre as diretrizes da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) para o ensino superior no país.

A proposta foi elaborada a partir de discussões com as instituições envolvidas em reuniões e seminários, tendo como base os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDIs ) vigentes, planos de gestão e avaliações de cada instituição.

No caso da UFRN, todas as unidades acadêmicas foram convidadas a analisar e propor expansões futuras, em curto, médio e longo prazo, a serem implementadas com o devido apoio do Governo Federal, com vistas à garantia da qualidade acadêmica dos cursos a serem criados.

Segundo a reitora Ângela Paiva, o documento indica, para cada uma das Instituições de Ensino Superior (IES), o estágio em que se encontram nos seus processos de planejamento, observando-o, em cada caso, as dissonâncias processuais próprias e as singularidades institucionais.

Propondo uma articulação para evitar a duplicidade de esforços e dar racionalidade ao projeto conjunto de expansão, o estudo sugere que sejam observadas as seguintes questões: a necessidade de desenvolvimento socioeconômico e humano do Rio Grande do Norte e do Nordeste; as demandas sociais trazidas pelos atores – comunidade, movimentos sociais, associações empresariais e profissionais, prefeituras e parlamentares; avaliações de seus cursos de graduação realizadas pelo Ministério da Educação e Comissões Própria de Avaliação (CPAs), entre outros.

Dentre os princípios listados no documento, destacam-se a ênfase no processo de interiorização do ensino superior, com vista a ampliá-lo e consolidá-lo e a articulação das necessidades locais e regionais de desenvolvimento sustentável.