NATAL PRESS

 
O Governo do Estado iniciou hoje o pagamento da folha salarial do mês de julho. São mais de 204 milhões injetados na economia potiguar na metade do mês, referentes ao salário de 79,88% do funcionalismo estadual.
 
Recebem hoje o salário integral os servidores da área de Segurança Pública e quem recebe até R$ 3 mil (valor bruto), além de 30% do salário a quem recebe acima desse valor. 
 
O restante do pagamento está agendado para o próximo dia 30, com o depósito de 70% dos que recebem acima de R$ 3 mil e o salário integral dos funcionários lotados nas pastas com recursos próprios.
 
O Governo do Estado segue no trabalho diário pela busca de recursos extras com medidas e ações planejadas para quitar as três folhas restantes em atraso.
 

No começo deste ano, o Partage Norte Shopping deu início às obras de expansão do empreendimento, que serão realizadas em três grandes etapas e finalizadas em 2022. A primeira etapa, que já se encontra em avançado estágio de construção, engloba novas lojas, vagas cobertas de estacionamento e um novo acesso para o Shopping, com previsão de entrega para o mês de novembro de 2019.

Contudo, um crescimento acontece, principalmente, de dentro para fora. Nesse conceito, o Partage Norte Shopping vai dar início a várias melhorias internas, a partir desta quarta-feira (10), onde serão renovados o piso e forro do empreendimento, iniciando pelo 1º piso, próximo às lojas C&A e Stalker.

As melhorias acontecerão de forma gradual, em espaços limitados, de forma que a interferência na rotina do empreendimento seja mínima. A previsão de término, desta primeira etapa, também, será neste ano, onde o Shopping já vai contar com uma nova Praça de Eventos, escadas rolantes e fixa reposicionadas, além de novo piso e teto.

 

Expansão Partage Norte Shopping

Com previsão de entrega em 2022, a obra será realizada em três grandes etapas, com investimento total de R$185 milhões. Após a conclusão, o Partage Norte Shopping Natal, praticamente, duplicará sua área construída, passando de 28 mil m² para mais de 45 mil m² de ABL (Área Bruta Locável), com um acréscimo de mais de 116 lojas, sendo 4 novas âncoras, 3 mega lojas, 2 restaurantes e 10 fast foods.

 

As obras contemplam a construção de um novo acesso ao Shopping, maior variedade de lojas e serviços, deck parking, com a oferta de cobertura para os veículos, além da ampliação da praça de alimentação.

Sinônimo de descanso para alguns, o período de férias no mês de julho significa a oportunidade de conquistar a vaga de estágio/aprendizagem para outros. De acordo com levantamento do Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE durante o mês de julho serão disponibilizadas 10.129 vagas de estágio e 2.672 de aprendiz nos estados administrados pela instituição.

O estado de São Paulo acumula 6.532 vagas de estágio e 1.897 de aprendizagem. Já o Centro-Oeste e Distrito Federal contam com 1.631 oportunidades para estudantes do ensino superior e 257 para aprendizes. O Nordeste acumula 1.498 vagas de estágio e 404 de aprendizes. Já a região Norte conta com 468 oportunidades para estagiários e 114 para aprendizes.

A sazonalidade ocorre, pois tanto o contrato de estágio, quanto o de aprendizes, tem tempo pré-determinado. Os picos ocorrem nos meses de julho, dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Entenda

O aprendiz é contratado em regime CLT especial, com tempo pré-determinado. As vagas são destinadas para jovens entre 14 e 24 anos incompletos que estão cursando ensino fundamental, ensino médio ou já concluíram. A cota é a única medida pública que combate a evasão escolar e o trabalho infantil.

 

O estágio é um contrato educacional e por isso é obrigatória a participação de uma instituição de ensino. Alunos do ensino médio, técnico e superior podem ser estagiários. Desde a mudança na Lei de Estágio o contrato ganhou tempo máximo de dois anos.

 

CIEE 55 anos - Transformando vidas, construindo futuros

Desde sua fundação, há 55 anos, o CIEE se dedica à capacitação profissional de estudantes por meio de programas de estágio. Em 2003, abriu uma nova frente socioassistencial com a aprendizagem. Atualmente, administra o estágio de mais de  200 mil estudantes e a aprendizagem de mais de 100 mil adolescentes e jovens. Em paralelo, mantém uma série de ações socioassistenciais voltada à promoção do conhecimento e fortalecimento de vínculos de populações prioritárias.

Acompanhe o CIEE pelas mídias sociais: Facebook,InstagramTwitterYouTube e Linkedinwww.ciee.org.br

 

5 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O CIEE

1 - É uma entidade de assistência social, de caráter filantrópico, sem fins lucrativos e não tem qualquer vinculação com os governos, Sistema S (Sesi, Sesc, Senai) ou entidades de classe.

2 - Promove o acesso e a integração ao mundo do trabalho a adolescentes e jovens por meio da oferta de programas de estágio e aprendizagem.

3 - É uma entidade qualificada para ministrar os encontros de capacitação socioprofissional a aprendizes. 

4 - É mantida por contribuições de empresas e órgãos públicos parceiros nos programas ofertados. Nada é cobrado dos jovens e adolescentes beneficiados.

5 - É dirigido com um conselho composto por educadores, profissionais liberais e empresários, todos voluntários.

Foto: Bruna Justa

Empresas e startups receberão recursos para criar soluções para a indústria do petróleo, gás e energia
 
Empresas e startups receberão recursos para criar soluções para a indústria do petróleo, gás e energia
 

Por: Cleonildo Mello

 

O Sebrae e a Petrobras vão investir somente neste ano um montante de até R$ 10 milhões para estimular startups, microempresas e empresas de pequeno porte a desenvolver soluções disruptivas para atender às necessidades e sanar os principais desafios da cadeia de valor da indústria do petróleo, gás e energia. A parceria será anunciada nesta sexta-feira (5) e visa financiar e dar apoio tecnológico e de gestão à pequenas empresas inovadoras. O acordo entre o Sebrae e a Petrobras é parte do programa Petrobras Conexões para Inovação. Os recursos serão repassados por meio de editais de Chamada Pública, cujas inscrições começam no dia 1º de agosto e prosseguem até 5 de setembro.

O primeiro dos editais previstos no programa já será lançado logo mais, às 14h, na Casa Firjan no Rio de Janeiro. Estarão presentes o diretor executivo de Desenvolvimento da Produção e Tecnologia da Petrobras, Rudimar Lorenzatto; o superintendente de Pesquisa e Desenvolvimento da ANP, Alfredo Renault; e o diretor superintendente do Sebrae no Rio de Janeiro, Antônio Alvarenga Neto. Eles apresentarão os desafios e critérios para a seleção das empresas.

A ideia é liberar recursos para que essas empresas possam desenvolver tecnologias que solucionem os desafios da indústria de petróleo, gás e energia. As empresas selecionadas terão apoio para superar os desafios dos anos iniciais, período entre a prova de conceito da solução inovadora e a geração de receitas pela produção. Além disso, o programa vai preparar as selecionadas para gerar mais produtos, serviços e modelos de negócios inovadores. As empresas também vão participar gratuitamente do Programa de Empreendedorismo Tecnológico do Sebrae.  

A iniciativa prevê suporte financeiro para os projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, diagnóstico de maturidade da gestão, capacitação e consultoria para plano de negócios e para melhoria de processos gerenciais ou tecnológicos, apoio para acesso a mercado e interação com o corpo técnico da Petrobras, apoio para desenvolvimento ou divulgação do produto ou tecnologia.

Podem participar dos editais microempresas, cujo faturamento anual chega a no máximo R$ 360 mil, pequnas empresas com rendimento bruto anual entre R$ 360 mil e R$ 4,8  milhões e startups, incluindo as de base tecnológicas – aquelas localizadas em Parques e Polos Tecnológicos e que têm na inovação tecnológica os fundamentos da estratégia competitiva.

Critérios

As empresas precisam estar em atividade por no mínimo um ano e terão que atender pelo menos dois dos seguintes parâmetros: desenvolver produtos, processos ou serviços tecnologicamente novos ou melhorias tecnológicas significativas em produtos, processos ou serviços existentes; Obter pelo menos 30% de seu faturamento pela comercialização de produtos ou serviços protegidos por patentes ou direitos de autor, ou em processo de obtenção das referidas proteções; Encontrar-se em fase pré-operacional e destinar pelo menos o equivalente a 30% de suas despesas operacionais à atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico;

Além disso, devem empregar, em atividades de desenvolvimento de software, engenharia, pesquisa e desenvolvimento tecnológico, profissionais técnicos de nível superior em percentual igual ou superior a 20% (vinte por cento) do quantitativo total de seu quadro de pessoal; Empregar, em atividades de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, mestres, doutores ou profissionais de titulação equivalente em percentual igual ou superior a 5% (cinco por cento) do quantitativo total de seu quadro de pessoal.

Os temas e áreas tecnológicas demandadas pelos editais são em Tecnologias Digitais (IA – Machine Learning, Robótica, Sensoriamento para garantia da integridade e Wearables), Novas Energias (Captação de Energia Submarina, Energia Renovável, Armazenamento de Energia, IA – Big Data e IA – Data Science), Captura e Utilização de Carbono, Corrosão, Catalisadores e Nanotecnologia.  As empresas serão avaliadas conforme Impacto da solução proposta no negócio da Petrobras, consistência e viabilidade do projeto, incluindo facilidade de implantação da solução, e capacidade técnica e de Gestão Ágil de Projetos.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911

 

A capital potiguar sedia o 4º Fórum Nordeste de Gestão de Pessoas nesta quarta (10) e quinta (11), das 8h às 18h no Holiday Inn Natal, próximo ao Arena das Dunas. Com o tema “Cenários e Tendências de Transformação na Gestão de Pessoas”, aborda vertentes do universo de gestão, entre eles, o futuro das profissões, empregabilidade, liderança e inovação. Além de trazer o Salão de Negócios – local para networking.

Para isso, o evento conta com um time de palestrantes renomados: a gerente de desenvolvimento de RH do Grupo Odontoprev, Rosana Vaiano; o gestor de educação corporativa do Grupo 3 Corações, Rodrigo Leite; a fundadora da startup Atena Jobs, Magda Damasceno; o diretor fundador da TIMENI Consultoria, Sêmio Timeni; o educador corporativo, consultor organizacional e mentor de carreiras, Flávio Emílio; a professora, consultora e coordenadora da Comissão das Mulheres Contabilistas (CRC), Liêda Amaral; a coordenadora de gestão de pessoas da Caixa-RN e presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RN), Lígia Ukstin e o médico psiquiatra, Raniere Luna.

Para a especialista em gestão de carreira e uma das idealizadoras do Fórum Nordeste, Adriana Cavalcante, “é um evento de extrema importância para a região, pois conecta profissionais e empresas às tendências e práticas de gestão de recursos humanosdesenvolvidas e adotadas pelos maiores players do mercado nacional, importando tecnologia e know-how de profissionais renomados com um grande repertório de vivências corporativas e institucionais", enfatiza. E para Gustavo Porpino, diretor da Argus Eventos, empresa organizadora do Fórum, “o evento visa disseminar conhecimento aos profissionais de recursos humanos e demais áreas administrativas, como também apresentar metodologias e ferramentas que proporcionem a melhoria da produtividade nas organizações”.

Sobre a novidade da edição, o Salão de Negócios, Antônio Roberto Rocha, também diretor da Argus Eventos, lembra que o espaço de networking será propício para a troca de informações e estreitamento entre pessoas. “E logo na estreia, já conta com vários expositores levando seus produtos e serviços. Tudo regado a um bom papo com café”, comenta Antônio. Entre as companhias já confirmadas estão Fortes Tecnologia, Atle Consultoria, MRH Gestão, Odontoprev, DataShow, Uniproteção, EAD e Café Santa Clara.

O 4º Fórum Nordeste de Gestão de Pessoas tem organização da Argus Eventos; apoio da Prefeitura do Natal; Fortes Tecnologia; DataShow; Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH/RN; Associação Brasileira dos Profissionais de RH - Abprh/RN; Café Santa Clara e G7 Comunicação.

Inscrições disponíveis através do site https://www.forumgestaodepessoas.com.br/inscricoes-on-line/.  As vagas são limitadas e o auditório conta com capacidade para receber 400 pessoas.

Elisa Elsie
 
 
Com a perspectiva de gerar quase dois mil novos postos de trabalho, o Partage Norte Shopping está em expansão - com investimentos na ordem de R$ 185 milhões – e praticamente vai duplicar a área construída, aumentando de 28 mil para 45 mil metros quadrados. Em visita à governadora Fátima Bezerra e equipe, nesta terça-feira (02), os superintendentes Charles Santiago e Fábio Maria apresentaram o projeto de ampliação do empreendimento, que ganhará mais 116 lojas para somar às 102 existentes.  


A diretoria do shopping iniciou diálogo com o Governo a fim de ofertarem serviços de utilidade pública em parceria, facilitando a vida da população daquela região, que corresponde a 40% dos moradores de Natal. Na ocasião, estavam presentes o vice-governador Antenor Roberto, a secretária de estado de Trabalho e Ação Social (Sethas) Íris Oliveira, o secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico (Sedec) Sílvio Torquato, e o auditor fiscal da Tributação (SET) Álvaro Luiz.

A secretária Íris falou sobre a possibilidade de um espaço para o SINE (Sistema Nacional de Empregos), que seria para oferta de cursos de qualificação e reciclagem, ideia muito bem recebida pelos representantes do Grupo EAB Incorporações, que administra o Partage Shopping. “Os lojistas muitas vezes argumentam que apesar do imenso número de currículos, falta qualificação às pessoas que estão em busca de emprego”, disse Fábio Maria.

Além das parcerias para prestação de serviços, cujas demandas serão encaminhadas por outros órgãos estaduais, a governadora apresentou a necessidade de apoio para eventos culturais. “A nossa Fundação José Augusto tem realizado pequenos projetos que demandam poucos investimentos e acredito que alguns deles podem ser realizados no shopping da zona Norte, para beneficiar aquela parcela da população”, afirmou.

Os superintendentes reafirmaram que o grupo está aberto a parcerias e deixaram o caminho aberto para propostas. A expansão do Partage Norte Shopping, inaugurado em 2007, está prevista para ser concluída em 2022 e até o final essa obra vai gerar em média 20 mil vagas de emprego (levando em conta os postos de trabalho temporário).

 

Demis Roussos/ASSECOM/RN

 

O Governo do Estado instituiu um grupo de trabalho para traçar o plano de retomada da produção do sisal em larga escala no Rio Grande do Norte. O grupo deve reunir diversos atores, a nível estadual, federal e municipal, com o objetivo de recolocar a fibra na cadeia econômica potiguar.

A formação do grupo foi firmada durante reunião realizada na Governadoria na tarde desta quinta-feira (4). A ideia partiu da articulação entre os atores governamentais – Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape), Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater-RN) – e a empresa Sisaltec, instalada no Distrito Industrial de Extremoz com uma indústria de beneficiamento e exportação da fibra de sisal.

A governadora Fátima Bezerra conduziu a reunião e destacou a importância da articulação entre o Estado e o setor produtivo para o sucesso do plano. “O projeto deve sair do grupo de trabalho totalmente estruturado, com um arranjo produtivo concatenado que leve emprego ao interior do nosso estado. De parte do Governo, a prioridade é criar o ambiente de trabalho e de negócios mais favorável possível”, destacou a chefe do Executivo.

A região nas proximidades do município de Touros, no Litoral Norte Potiguar, já teve a maior área contínua com produção de sisal no Brasil. Porém, a queda do mercado da fibra orgânica encerrou a produção em diversas áreas do estado. Atualmente, a produção está praticamente restrita à região do Mato Grande, que se fez presente à reunião com representantes dos trabalhadores rurais, vereadores e representantes da Prefeitura de João Câmara.

A Sisaltec hoje adquire toda a produção do RN e trabalha com apenas 20% de sua capacidade produtiva. Por isso, a decisão do Governo de investir na retomada do sisal foi bem recebida pelo empresário Harry Polman, um dos sócios da Sisaltec. Para o empreendedor, o momento é ideal tanto no mercado nacional como internacional. “A produção caiu porque o fio sintético ganhou mercado. Porém, a situação mudou com o foco na questão ecológica. E o sisal é um material totalmente sustentável, desde a sua produção, sem causar problema para o meio ambiente. É muito importante ter todos esses atores envolvidos no plano, como nunca aconteceu antes”, destacou Polman.

A expectativa inicial externada na reunião é de que o plano de recuperação da produção rural alcance entre 3 a 5 mil hectares de plantação apenas para atender a atual capacidade de beneficiamento da Sisaltec. “Nós também vamos envolver os municípios na construção desse plano. Espero que dentro de 30 a 40 dias possamos concluir os estudos e montar o modelo produtivo com um acordo de cooperação. Será um esforço grande para revitalizar uma cadeia produtiva que está parada”, explicou o secretário Guilherme Saldanha, titular da Sape.

O rearranjo da produção do sisal também incluirá entidades como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Banco do Nordeste, que estiveram no encontro realizado pelo Governo. A Embrapa, em parceria com o Governo, participará das capacitações para os trabalhadores rurais, apresentando novas técnicas de produção como as que já foram desenvolvidas em conjunto com a Emparn. Enquanto o Banco do Nordeste, que já vem fazendo estudos no setor, apresentará linhas de crédito para os agricultores. A primeira reunião do grupo de trabalho, que ainda deverá contar com a participação de entidades como o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN (Sebrae-RN) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) acontecerá até o final deste mês.

divulgação

 

A Evolux® Sistemas está entre as 100 Melhores Empresas Para Trabalhar, ocupando a 14ª colocação no ranking nacional das Pequenas Empresas do guia  Great Place To Work (GPTW) - 2019. O anúncio foi realizado nesta terça-feira (02 de julho), em São Paulo, durante cerimônia de premiação promovida pelo escritório brasileiro do GPTW, em parceria com a revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios e o Grupo HEL.  

A empresa potiguar que desenvolve uma suíte de ferramentas para atendimento por voz (Call Centers) já possui o selo de certificação GPTW há dois anos. Porém, é a primeira vez que concorre aos rankings. Com a classificação, agora passa a integrar o seleto grupo das melhores organizações do Brasil com até 99 funcionários. Essas empresas se destacam em termos de clima organizacional, remuneração, benefícios, oportunidade de crescimento, infraestrutura, transparência na gestão e autonomia dos colaboradores. 

Para Gustavo Diógenes, CEO da Evolux®, o reconhecimento de uma entidade de atuação e credibilidade internacional como o GPTW, "Coroa um trabalho de vários anos de fortalecimento contínuo do pilar de talentos da Evolux®. Enxergamos este resultado com satisfação, mas não ficaremos acomodados. Já estamos empolgados com o próximo ciclo de melhorias que vamos implementar buscando atingir níveis cada vez mais altos de excelência", declarou o líder. 

Índices campeões 

O GPTW avalia empresas em mais de 60 países através das pesquisas Trust Index (respondida pelos funcionários) e Culture Audit (relatório de práticas organizacionais). O intuito é identificar e propagar as melhores políticas de desenvolvimento profissional adotadas; e certificar e premiar as empresas que possuem um ótimo ambiente de confiança na visão dos profissionais que as compõem. 

Sobre os índices da Evolux®, o gestor elenca dois principais fatores como responsáveis pela ótima avaliação por parte dos funcionários: a cultura de forte preocupação com a qualidade de vida das pessoas e os processos de melhoria contínua por meio de constantes feedbacks. "Nós da gestão buscamos diariamente por transparência e pelo aumento da autonomia da operação. Assim ganhamos produtividade, reduzimos atritos e geramos oportunidades de crescimento para as pessoas", explicou Gustavo. 

O empresário também ressalta que é muito importante prezar pela transparência e considerar o alinhamento cultural na hora da contratação. "Você pode até ensinar novas habilidades, mas dificilmente vai conseguir encaixar uma pessoa na cultura da sua empresa. Constantes medições e ações corretivas também são fundamentais. Mostrar as expectativas de forma clara, e acima de tudo, nunca faltar com a transparência", aconselhou o CEO.  

Sobre a Evolux® 

Com 10 anos de atuação nos mercados de Tecnologia e Telecomunicações, a Evolux® é fabricante de uma suíte de atendimento por voz feita para Call Centers com foco na experiência do cliente, que possuam operações críticas e alto valor agregado. Atendendo empresas de médio e grande porte do Brasil, EUA e Europa que buscam uma ferramenta robusta, gerenciável e integrada com sistemas de CRM e Help Desk.

 

Neoenergia/Divulgação

 

A Cosern conquistou o reconhecimento de Melhor distribuidora do Nordeste e Segunda Melhor do Brasil (logo atrás da Elektro, outra distribuidora da Neoenergia que atende 2,6 milhões de clientes em 223 municípios de São Paulo e em cinco no Mato Grosso do Sul) na 21ª edição do Prêmio da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee) 2019.

O resultado foi divulgado em cerimônia na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF), nesta quarta-feira (03).

Além de Melhor do Nordeste e Segunda Melhor do Brasil, a Cosern figurou ainda como a Segunda Melhor em Responsabilidade Social e Terceira Melhor na categoria Qualidade da Gestão. A Coelba, que fornece energia elétrica para seis milhões de baianos em 415 municípios, ficou na terceira colocação em Evolução de Desempenho, ao lado da Celpe, que atende 3,8 milhões de clientes em 184 municípios de Pernambuco.

Pela primeira vez, as quatro distribuidoras da Neoenergia (Coelba, Celpe, Cosern e Elektro), empresa controlada no Brasil pelo Grupo Iberdrola, estiveram entre as finalistas do Prêmio Abradee.

A premiação tem a finalidade de reconhecer e disseminar as melhores práticas entre todas as distribuidoras associadas, propiciando uma rápida e sustentada melhoria na qualidade dos serviços de energia elétrica oferecida à população.

O Prêmio Abradee é conferido anualmente desde 1999. Participam da Associação 51 concessionárias de distribuição de energia elétrica, atuantes em todas as regiões do país e responsáveis pelo atendimento de aproximadamente 99,6% do mercado brasileiro de energia elétrica.

 

Sobre a Neoenergia

Com 13,9 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas quatro distribuidoras - Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP / MS) -, a Neoenergia é responsável pelo fornecimento de energia para 34 milhões de pessoas, quase 20% da população brasileira. Controlada pelo grupo espanhol Iberdrola, está presente em 18 estados e é uma empresa integrada de energia, atuando nos segmentos de Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização. Na área de geração, entre ativos em operação ou em construção, o grupo possui capacidade instalada de 4,5 GW. Sua área de concessão é de 836 mil quilômetros quadrados e abrange quase 1.000 municípios. É reconhecida como a empresa mais transparente do Brasil, segundo o ranking 2018 da ONG Transparência Internacional.

 

Sobre a Cosern

Melhor Distribuidora do Nordeste e 2ª Melhor do Brasil no Prêmio Abradee 2019, eleita em pesquisa da Aneel sobre satisfação dos clientes como a 3ª Melhor Distribuidora do Brasil e premiada em 2018 e 2019 como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

  • Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;
  • Baixar o aplicativo da Cosern, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou
  • Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone116 da Cosern.

Nos dias 10 e 11 de julho, a capital potiguar recebe o 4º Fórum Nordeste de Gestão de Pessoas, das 8h às 18h, no Holiday Inn – Natal, próximo ao Arena das Dunas. Com o tema “Cenários e Tendências de Transformação na Gestão de Pessoas”, o evento é referência na área de Gestão e no segmento de Recursos Humanos e neste ano traz, como novidade, o Salão de Negócios – local para networking.

“O espaço proporciona estreitamento entre as pessoas para a troca de contatos profissionais e, logo em sua estreia, já conta com vários expositores levando seus produtos e serviços. Isso tudo regado a muito café”, explica Antônio Roberto Rocha, diretor da Argus Eventos – empresa responsável pela organização do Fórum. Entre as companhias já confirmadas estão Fortes Tecnologia, Atle Consultoria, MRH Gestão, Odontoprev, DataShow, Uniproteção, EAD e Café Santa Clara.

Para Gustavo Porpino, também diretor da Argus Eventos, já faz algum tempo que a área de gestão de pessoas passou a ter grande relevância dentro das empresas, inclusive com gestores que participam ativamente da condução dessas organizações. “O Fórum visa disseminar o conhecimento para profissionais de RH e demais áreas administrativas, além de apresentar metodologias e ferramentas que proporcionem melhorias da produtividade nas instituições. Por isso, já conta com a participação de muitas empresas, líderes, coordenadores e gestores de iniciativas privadas e públicas.”

 

E, como todo bom evento, uma programação atualizada, seguindo tendências do mercado e com profissionais renomados. No primeiro dia (10), após a Solenidade de Abertura, às 9h30, a gerente de desenvolvimento de RH do grupo Odontoprev, Rosana Vaiano, conversa sobre “Metodologias Ágeis em uma Abordagem de Desenvolvimento de Pessoas”; em seguida, às 10h30, o gestor de educação corporativa do Grupo 3 Corações, Rodrigo Leite, fala do “Poder da Escutatória: A Arte do Feedback por Meio da Escuta”. No período da tarde, às 14h, a fundadora da Startup Atena Jobs, Magda Damasceno, aborda “O Papel Das Mulheres no Futuro do Trabalho” e, encerrando o dia, às 16h, o diretor fundador da TIMENI Consultoria, Semio Timeni, expõe o “Intraempreendedorismo: A Capacidade de Inovar nos Setores Públicos e Privados através de Comportamentos Empreendedores”.

 

Já para o segundo dia (11) de evento, às 9h, o educador corporativo, consultor organizacional e mentor de carreiras, Flávio Emílio, traz o “Diagnóstico Organizacional como Ferramenta de Melhoria de Gestão de Pessoas”; em seguida, às 11h, a professora, consultora, coordenadora da Comissão das Mulheres CRC, Liêda Amaral, fala sobre “E-Social: O Olho Digital das Relações Trabalhistas”; a partir das 14h, a coordenadora de gestão de pessoas da Caixa-RN e presidente da ABRH-RN, Ligia Ukstin Campello trata de “Business Partner como Estratégia de Recursos Humanos nos Setores Público e Privado”. Para encerrar, às 16h, o médico psiquiatra, Raniere Luna, conversa sobre “Inteligência Emocional Como Processo de Desenvolvimento Profissional”.

 

O 4º Fórum Nordeste de Gestão de Pessoas tem organização da Argus Eventos; apoio

da Prefeitura do Natal; Fortes Tecnologia; DataShow; Associação Brasileira de Recursos Humanos – ABRH/RN; Associação Brasileira dos Profissionais de RH - Abprh/RN; Café Santa Clara e G7 Comunicação.

 

Inscrições disponíveis através do site https://www.forumgestaodepessoas.com.br/inscricoes-on-line/.  As vagas são limitadas e o auditório conta com capacidade para receber 400 pessoas.



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