NATAL PRESS

Foto: Demis Roussos

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Para promover o consumo consciente e a educação financeira dos consumidores, o Procon/RN lançou nesta quarta-feira (13), em sua sede, três cartilhas educativas, com a presença da governadora Rosalba Ciarlini e do diretor do órgão, Ney Lopes Junior. A primeira delas, dedicada às crianças, traz informações em formato de quadrinhos para prender a atenção e facilitar o aprendizado desta faixa etária. Já a Cartilha do Jovem Consumidor aborda temas relativos ao universo desta idade, como compras pela internet, concursos e telefonia móvel, além de orientar sobre o consumo responsável e os direitos do comprador. A terceira delas é um manual mais amplo que contempla todo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), separado por tópicos, abordando os temas mais frequentes do cotidiano de qualquer consumidor.

O lançamento faz parte de uma série de ações direcionadas aos públicos de diversas faixas etárias organizadas pelo Órgão Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor. Para a Governadora Rosalba Ciarlini as cartilhas são uma ferramenta para a conscientização. “Para os adultos e principalmente para as crianças essas cartilhas servirão para educar e informar. O consumidor educado aprende a consumir o que é bom, o que vale a pena e quando se faz isso, com certeza, os problemas acontecem com menor frequência”, elogiou a Governadora.

Segundo o diretor do Procon/RN essas diversas ações visam educar, proteger o cidadão e alertá-lo sobre seus verdadeiros direitos. “O objetivo do órgão é servir à população, seja por meio de atendimento presencial, ou via cartilhas. Ter acesso à informação, para saber como se defender diante de qualquer obstrução ao Código, é essencial para que possamos acabar com o abuso e a violação dos direitos do consumidor”.

Também presente, o secretário de Justiça e Cidadania, Julio César Queiroz, falou da dedicação e do trabalho que o Procon/ RN vem prestando à população. “Estamos fazendo e pretendemos fazer muito mais, realizando os nossos deveres com mais agilidade, implantando ferramentas tecnológicas que proporcionem essa celeridade, como é o caso do Procon Móvel que em breve colocaremos em funcionamento”.

As cartilhas educativas serão distribuídas em universidades, escolas e locais de grande circulação. Segundo o diretor do Procon/RN, o órgão planeja ainda a realização de palestras educativas, com temas específicos. O primeiro deles já foi escolhido – Responsabilidade no Consumo – a ser ministrada pelo próprio diretor, em local a ser definido.

Durante toda esta semana os servidores da entidade estadual visitarão shoppings e lojas do comércio de rua de Natal para distribuir um adesivo informativo com o número do Procon/RN, a serem fixados em locais de fácil visibilidade.

Sobre o Código de Defesa do Consumidor
Criado em 1990, com redação dada pela Lei 8.078, o CDC é um conjunto de normas que estabelece os direitos dos consumidores e os deveres dos fornecedores de produtos e serviços no país. A necessidade de criar uma lei específica ficou ainda mais evidente ao se verificar que as mudanças econômicas ocorridas ao longo do tempo tornavam as relações de consumo mais complexas, colocando o consumidor em posição extremamente vulnerável. Nesse sentido, o CDC nasceu como uma resposta legal protetiva, objetivando, ainda, estabelecer a transparência e a harmonia entre consumidores e fornecedores. Mais do que uma legislação fiscalizadora, o Código criou uma cultura de respeito aos direitos dos consumidores.

Em pouco mais de duas décadas de vigência, o Código trouxe enormes avanços em relação às práticas e aos costumes do mercado, estabelecendo novos parâmetros para as relações jurídicas entre consumidores e fornecedores, representando, também, um marco no exercício da cidadania, pois permitiu ao consumidor mais informações sobre seus direitos, tornando-o mais consciente.

Hoje é obrigatório que todo estabelecimento comercial possua uma cópia do código de defesa do consumidor, facilitando o acesso dos clientes a esse material. Ele ainda está disponível na internet, no site do Governo Federal: www.planalto.gov.br

Sobre o Procon/RN
A sede do Procon/RN fica na rua Tavares de Lira, 109, Ribeira. O consumidor pode ser atendido pelo telefone 151. Mais informações pelo 3232-9050.

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Novas lojas chegam ao Norte Shopping. Já inauguradas, são a On Line - moda masculina e kids, Alecrim Presentes com artigos variados, os quiosques: Lupalupa - óculos, relógios e acessórios e a Euro Relógios com as melhores marcas de relógios.

A ampliação não para por aí, já estão anunciadas para dezembro a Hering, Sant’Apollinari e as tão esperadas seis salas de cinema da Cinépolis.

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A Moura Dubeux, que completa este ano 30 anos de fundação, vai fortalecer, ainda mais sua presença no Nordeste em 2014, com o lançamento de um Valor Geral de Vendas de R$ 1,3 bilhão e o início das operações em João Pessoa, na Paraíba. Com isso, a incorporadora se consolida como uma das mais importante construtora e incorporadora do Nordeste, onde já está presente em cinco estados – Pernambuco, Bahia, Alagoas, Rio Grande do Norte e Ceará.

Esse VGV estará distribuído da seguinte forma: R$ 1 bilhão para empreendimentos residenciais, R$ 150 milhões para Empresariais e R$ 150 milhões para os produtos da linha Beach Class. Para a direção da construtora, as perspectivas para o próximo ano no mercado imobiliário são as mais animadoras possíveis. “Com a perspectiva de melhora da economia, o brasileiro se volta a cada dia mais para a concretização do sonho da casa própria, além de voltar a investir em imóveis como um ativo financeiro”, disse Gustavo Dubeux, diretor da Moura Dubeux.

Ele ressalta que a empresa em 2013 vai atingir a marca de R$ 1,1 bilhão na receita operacional bruta. “Esse resultado vai significar um crescimento de 16% em relação à receita operacional bruta de 2012, que foi de R$ 950 milhões”. A curva de crescimento da receita operacional bruta da MD é de 70% nos últimos quatro anos. Passou de R$ 648 milhões, em 2010, para mais de R$ 1 bilhão em 2013.

Nos últimos 30 anos, a Moura Dubeux se consolidou como uma das maiores empregadoras da região, com cerca de seis mil colaboradores trabalhando em cinco estados. Até o momento, já foram entregues 138 empreendimentos, isso representa quase dois milhões de metros quadrados de desenvolvimento imobiliário. Ao todo, nesses 30 anos, são 8.576 unidades habitacionais entregues no Nordeste. A incorporadora está, atualmente, com 52 canteiros de obras em andamentos, sendo 25 em Pernambuco, 11 no Rio Grande do Norte, 10 no Ceará, cinco na Bahia e um em Alagoas. Isso representa um total de 78 edifícios em construção.

RESULTADOS 2013 - A Moura Dubeux bateu um recorde no mercado imobiliário do Nordeste este ano com a entrega de 15 edifícios, o que dá uma média de quase 1,25 empreendimentos por mês em 2013. Desse total, dois foram de classe econômica (linha Vivex) e o restante de médio e alto padrão. “Nunca nenhuma construtora da região conseguiu atingir um nível de investimentos dessa proporção em apenas um ano. Isso é o resultado da união de três fatores: produto de qualidade, credibilidade no mercado e construção de empreendimentos nos bairros certos”, explica Marcos Dubeux.

A empresa entregou 15 empreendimentos, sendo nove em Pernambuco, um no Ceará, três no Rio Grande do Norte, um em Alagoas e um na Bahia. A construção desses edifícios totalizou a entrega de 2.280 novas unidades habitacionais no mercado nordestino. Os empreendimentos acrescentaram mais 211 mil metros quadrados de área construída à região.

A MD também acaba de lançar uma campanha institucional onde se propõe a “Ir Além. Sempre”. Esse conceito reflete a preocupação da empresa com o seu cliente. A incorporadora criou uma nova diretoria de relacionamento com o seu consumidor, desenvolve políticas internas de atendimento (CRM e reestruturação do portal do cliente/MDNET) e investe na criação de ferramentas de contato direto com o seu cliente, como uma fanpage na internet e um aplicativo móbile para celular.

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Os brasileiros que estão planejando viajar para os Estados Unidos nas férias de fim de ano e janeiro e querem alugar um carro devem se programar com antecedência. Grande parte da frota das locadoras já está comprometida e podem faltar especialmente carros maiores, destinados a famílias ou pessoas que queiram fazer compras. “Com o aumento da procura, pode faltar, como nos anos anteriores”, disse Oskar Kedor, diretor da Mobility, empresa especializada em locação de carros no Brasil e no exterior.

Recentemente, o anúncio do início dos voos diretos da American Airlines para a Costa Oeste começaram a aquecer também o mercado de locação de carros por brasileiros naquela região. Até então, as maiores demandas eram da Flórida e de clientes que decidem fazer viagens mais longas, cruzando vários Estados, como o roteiro clássico da Rota 66.

Saiba mais sobre a Mobility

A Mobility é pioneira em locação de carros no Brasil e no exterior no mercado brasileiro e oferece carros, de econômico a veículos de luxo, motocicletas, motorhomes, carros com motorista, entre outros. Com 13 anos de experiência, tem parceria com as principais locadoras em todo o mundo e ainda é a central de reservas exclusiva de três locadoras de luxo: Elite, Midway e First Class, o que faz com que a Mobility tenha acesso ao que há de mais novo e mais diferenciado em termos de carros de luxo e modelos exóticos. Graças a um sistema simples e completo, a Mobility oferece ao cliente a possibilidade de pesquisar os preços de diversas locadoras em um só lugar, em reais e com atendimento em Português. Sempre sob a proteção da legislação brasileira e do Código do Consumidor. As reservas podem ser feitas diretamente pelo site, na central de atendimento da Mobility ou nas principais agências de viagem de todo o país. A Mobility conta com central de atendimento própria e está baseada em São Paulo.

Para mais informações, basta ligar 4007 1177 ou 0800 016 0525. Na Internet, o endereço é www.mobility.com.br

O fator previdenciário foi criado com a justificativa de desestimular os segurados a se aposentarem cedo. A fórmula leva em consideração o tempo de contribuição, a idade e a expectativa de sobrevida. Quanto menor a idade e menos tempo de contribuição tem o segurado quando vai se aposentar, menor é o valor que ele vai receber.

Pela lei, para receber o valor integral da aposentadoria o homem deveria contribuir 35 anos e a mulher 30, porém, a partir da criação do fator previdenciário, essa aposentadoria geralmente não é mais no valor integral.

O impacto é ainda maior para as mulheres, porque a lei não leva em consideração que o valor de uma aposentadoria (considerando duas pessoas que contribuíram sobre o mesmo valor) para uma mulher de 50 anos de idade e 30 anos de contribuição deveria ser o mesmo do que para um homem de 55 anos de idade e 35 anos de contribuição, já que a Constituição prevê que as mulheres se aposentam cinco anos mais cedo. Enquanto o homem perde 28%, a mulher perde 40% no valor da aposentadoria.

O governo federal descartou mudanças no fator neste e no próximo ano. O Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), que já vem se manifestando pelo fim do fator previdenciário, lamenta a decisão do governo. “Embora não fosse uma surpresa, porque o Governo vinha adiando essa discussão, havia ainda uma esperança de solução para o fator”, comenta a presidente do IBDP, Jane Berwanger.

A grande motivação para criação do sistema era a Previdência deficitária. Segundo Jane: “Esse argumento não se sustenta, porque a Constituição Federal determina que seja elaborado um orçamento único da Seguridade Social, o que implicaria em sobra de recursos para o pagamento dos benefícios, inclusive porque desse orçamento se retira 20% para o orçamento da União (gastos em outras áreas)”.

O presidente da Companhia Docas do RN, Pedro Terceiro de Melo, participa desde a segunda-feira (04) até a próxima sexta-feira (08) dos Seminários de Gestão Portuária, em Botafogo, Rio de Janeiro. O evento é realizado em conjunto entre a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) a Fundação de Estudos do Mar, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Companhia Docas do Rio de Janeiro e o Porto de Antuérpia, localizado na Bélgica.

O objetivo dos Seminários é fornecer aos participantes uma visão geral dos processos de Gestão dos Sistemas Portuários Brasileiro e Belga, do papel dos agentes e autoridades intervenientes nos setores portuários do Brasil e da Bélgica e, particularmente, das ações, atividades e projetos da Autoridade Portuária do Rio de Janeiro.

Durante o evento serão ministradas várias palestras sobre assuntos como estrutura e organização das autoridades portuárias do Rio de Janeiro e de Antuérpia (Bélgica), legislação portuária brasileira, políticas alfandegária e ambiental, segurança portuária, iniciativas econômicas para o setor, entre outros temas.

Além das palestras também serão feitas oficinas de segurança e de marketing portuário e visitas aos Portos de Itaguaí e do Rio de Janeiro.

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Novembro com novidades para o Norte Shopping

Aproveitando as comemorações do período de aniversário do shopping, que faz seis aninhos este ano, o Norte Shopping ganha um presente especial: uma nova identidade visual com a troca da logomarca.
Baseada em uma política de gestão voltada à unificação dos seus empreendimentos, o Grupo Partage, acionista majoritário do Norte Shopping, acredita que a comunicação visual dos oito shopping centers do grupo devam ter a mesma imagem. “Quando padronizamos o nosso logotipo oficial, fortalecemos a identificação de nossa marca e de todos os nossos empreendimentos, mas sem deixar de privilegiar as particularidades de cada um”, afirma Roberta Veloso, diretora de Marketing da Partage.


Sobre a Partage

A Partage Administração de Shopping Centers, com sede na cidade de São Paulo, foi criada em 2010 e já reúne, em seu portfólio, oito unidades, sendo cinco em operação e dois em processo de construção. O primeiro empreendimento do grupo foi o Boulevard Shopping São Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Também estão em operação atualmente o West Shopping Mossoró (Rio Grande do Norte); o Natal Norte Shopping (Rio Grande do Norte); o Boulevard Campina Grande (Paraíba); e o Metropolitan Shopping Betim (Minas Gerais), este último recentemente inaugurado, em julho de 2013. Os três novos empreendimentos do grupo estão em construção, respectivamente, em Criciúma (Santa Catarina), Rio Grande (Rio Grande do Sul) e Divinópolis (Minas Gerais). Juntos, os shoppings em operação totalizam 200 mil m² de área bruta locável (ABL) e geram cerca de 20 mil empregos diretos.

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A maquiadora Suelen Johann ensina como reproduzir o make gótico da Animale com produto Make B

Com inspiração nos desfiles do primeiro dia da 36ª edição do SPFW, O Boticário mostra como se inspirar em uma maquiagem das passarelas e brilhar no universo fashion. Animale foi primeira grife a desfilar na SPFW e apresentou um make com tendência gótica com foco nos olhos e sombras em quatro tons de cinza. As sobrancelhas estavam bem marcadas e a boca nude. As maças do rosto foram iluminadas com blush.

A maquiadora de O Boticário e vencedora do Desafio de Beleza Suelen Johann recriou a produção deste desfile: “Para tornar a mulher ainda mais bonita e aquecer um pouco mais a pele, ao invés de usar os quatro tons de cinza vou substituir um deles por uma sobra marrom, bem bonita!” explicou.

Comece aplicando o Make B. Primer Facial Alta definição e, em seguida, a base da marca em todo o rosto. Depois, para disfarçar as olheiras, passe o Make B. Flash iluminador em toda a pálpebra móvel dos olhos, e, também em toda a pálpebra móvel, aplique a sombra marrom de Make B. Rio Sixties Duo de Sombras Sol de Copacabana;

Passe a sombra cinza mais clara do Make B. Quarteto de Sombras New Ônix no canto interno do olho;

O tom mais escuro do mesmo quarteto deve ser aplicado na pálpebra externa e abaixo dos cílios inferiores. Em alguns pontos, em cima da sombra cinza claro, passar a sombra preta da mesma palette, criando um terceiro tom de cinza.

Passe muitas camadas de Make B. Máscara para Cílios Efeito Cílios Postiços preta;

Coloque os cílios postiços de Make B. Rio Sixties com a ajuda do aplicador da mesma coleção;

Finalize a produção com o blush Make B. Rio Sixties Charme da Lapa nas maças do rosto. E Pronto.Tá linda!


Sobre Make B. Rio Sixties

Make B. Rio Sixties, coleção primavera/verão 2014, é inspirada na atmosfera retrô da década de 60, somada ao glamour de Copacabana, ao calor das areias de Ipanema e ao romance da Lapa. Desenvolvida em parceria com o make-up artist de Make B., Fernando Torquatto, conta com 23 itens de maquiagem, entre batons, sombras, delineador, blush e pó iluminador, além de acessórios e uma fragrância surpreendente. Make B. Rio Sixties Alto Verão Maquiagem para Pernas e Make B. Alto Verão Palette de Maquiagem chegam para complementar a coleção com novidades fresquinhas para as consumidoras.

Sobre Make B.

A linha de maquiagem Make B. foi desenvolvida para atender a mulher moderna, sofisticada, que está sempre antenada às tendências de moda e beleza. O desenvolvimento de todos os produtos da linha Make B. tem a consultoria do renomado make up artist Fernando Torquatto, além de tecnologia de alta definição.

A linha, criada em 2010, oferece mais de 130 itens regulares, além de coleções especiais ligadas aos movimentos da moda. Uma tradução das tendências de beleza e comportamento, Make B. garante um efeito radiante e um resultado transformador, cheio de atitude.

Sobre O Boticário

Inaugurado em 1977, em Curitiba/PR, O Boticário é a maior rede de franquias do Brasil. A empresa conta com mais de 900 franqueados e 3.600 pontos de vendas em cerca de 1.700 cidades brasileiras. Seus produtos têm preços acessíveis, sofisticação e tecnologia de ponta. São mais de 1.100 itens, entre maquiagem , perfumaria e cuidados pessoais, como cremes, protetores solares, loções, desodorantes, shampoos, sabonetes, entre outros.

Divulgar um guia de roteiros turísticos do Rio Grande do Norte tendo como garotos propaganda Gisele Bundchen e Zidane, e de graça, não é todo dia. Por isso, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Empresa de Promoções Turísticas do RN (Emprotur) organizam, junto a órgãos municipais e trade turístico uma lista de roteiros a serem enviados a um programa das Nações Unidas responsável pela divulgação.

A campanha Passaporte Verde 2014 é uma iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) em parceria com o Ministério dos Esportes, Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Turismo e Ministério do Desenvolvimento Social. O objetivo é promover a produção sustentável e o consumo consciente utilizando o turismo como ferramenta. E a época da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 é ideal para implantação do programa.

Na manhã desta quarta-feira (30), equipes da Setur/Emprotur, Idema e PGE estiveram reunidas para finalizar o processo de elaboração dos roteiros. “Até dia 7 de novembro a equipe estadual se juntará ao município e a entidades do turismo como ABIH e Abrasel para finalizar a proposta de destinos turísticos sustentáveis para enquadrar o RN no Passaporte Verde”, comentou o vice-presidente da Emprotur, Alexandre Mulatinho. Até o dia 20 de novembro, o município e o Estado enviarão os roteiros à PNUMA.

Com o relatório de roteiros em mãos, o PNUMA usa todo um suporte de mídia para a divulgação do guia. Um dos mecanismos é a inserção dos destinos na principal propaganda turística no meio digital do mundo: o Trip Advisor, onde internautas do mundo inteiro comentam sobre suas visitas turísticas. Outro suporte são os embaixadores da PNUMA, a top model Gisele Bündchen e o campeão mundial de futebol, Zidane, que emprestam suas imagens em prol do incentivo às práticas sustentáveis.

O presidente da Emprotur Sandro Pacheco lembra que para ganhar o selo do Passaporte Verde os estabelecimentos comerciais (hotéis, bares, restaurantes, etc) precisam estar cadastrados no Cadastur – uma ferramenta criada pelo Ministério do Turismo e coordenada, no Rio Grande do Norte, pela Setur. O cadastro é gratuito. Informações para o cadastramento pelo (84) 3232-2541.

O titular da Setur, Renato Fernandes, e o presidente da Emprotur, Sandro Pacheco, estiveram presentes à reunião de apresentação da Campanha. “O Estado que aderir ao Programa apresentará um diferencial às demais cidades-sede. Neste sentido, a Setur apoiará e incentivará os atores vinculados ao turismo a também participarem desta campanha. Estaremos juntos às secretarias competentes para fomentar este Programa”, comentou Renato Fernandes.

O PNUMA usa um mosaico de diferentes mídias (portal na internet, redes sociais, mídia aeroportuária, LCDs, aplicativos móveis, intervenções urbanas, assessoria de imprensa, e outros) para divulgação. A campanha propõe apresentar aos visitantes internacionais, aos brasileiros e aos moradores da cidade que acompanharão a Copa, mensagens tratando das seguintes temáticas:

Consumo consciente em turismo; Itinerários Verdes e Experiências Sustentáveis que o turista e morador poderão vivenciar nas cidades-sede e cidades do entorno durante e após o evento; Iniciativas em sustentabilidade das SECOPAS (projetos de mobilidade, ciclofaixas, gestão de resíduos sólidos, etc.); Parques da Copa; além de Estabelecimentos (hotéis e restaurantes) com ações em sustentabilidade nas cidades-sede. Isso tudo dentro de um raio de 200 km de Natal.

A campanha Passaporte Verde deverá envolver ações de disseminação junto ao setor de turismo das cidades-sede de práticas de sustentabilidade. Tais ações devem gerar uma agenda positiva e buscam reforçar o posicionamento do país como uma liderança mundial na área ambiental. Nesse sentido, a ação deverá deixar um legado para as cidades-sede dos destinos turísticos que se alinham com as tendências do mercado turístico global em matéria de sustentabilidade.

“A campanha promove um estímulo à cadeia produtiva do turismo à prática da sustentabilidade como fator competitivo. Por isso deixa um legado para estruturação de políticas públicas nesta cadeira produtiva. Funciona como uma comunicação para moradores, turistas nacionais e internacionais, das experiências sustentáveis e roteiros das cidades-sede que apostaram nesta proposta”, explica o consultor do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Fernando de Souza.

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Beneficiados por uma das vistas mais belas da cidade, o Morro do Careca e a Praia de Ponta Negra, o Riviera de Ponta Negra já marca presença na paisagem da região com o moderno projeto da Arquiteta Olga Portela, o qual engloba um complexo multiuso composto por uma torre de 168 unidades de hotel da bandeira internacional Golden Tulip e outra torre com 120 apartamentos estilo flat de 55 m².

A torre flat service, retoma a fase de comercialização com pré-reservas de 50% das unidades, e as unidades contam com dois quartos (sendo um suíte), banheiro social, varanda com vista para o mar, cozinha, área de serviço e sala com dois ambientes. O estacionamento é coberto e com sistema de vagas rotativas.

Mais informações:
www.hazbun.com.br / facebook: Construtora Hazun / @hazbun



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