NATAL PRESS

alt

Foi aberta na manhã desta segunda-feira (04), pela Governadora Rosalba Ciarlini, a Feira de Calçados 40 Graus, que até o dia 6 de março reunirá no Centro de Convenções de Natal as principais marcas de calçados do Brasil. O evento é responsável pelo lançamento das novidades para os lojistas das regiões Norte e Nordeste do país, aquecendo o mercado atacadista. Esta é a primeira edição da feira realizada fora do eixo Sul/Sudeste. Em novembro passado, a governadora Rosalba Ciarlini foi até a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, onde acontecia a edição 2012 da feira, para conversar com lideranças sindicais do setor de calçados, empresários e conseguir realizar a feira no RN. A expectativa da organização é abrir um novo momento do setor calçadista nacional a partir da Feira realizada no Rio Grande do Norte.

Acompanhada do secretário adjunto do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, e do secretário de Turismo, Renato Fernandes, a governadora disse que essa é uma oportunidade de traçar negócios que futuramente podem transformar o Rio Grande do Norte em um polo do setor calçadista. Destacou, ainda, a importância da realização de uma feira deste porte para o trade turístico da cidade. “Essa feira tem uma importância muito grande porque são as maiores indústrias calçadistas do nosso Brasil que estão expondo aqui, além da importância de termos essa referencia de uma feira que é nacional, estamos recebendo pessoas de diversas partes do país que vão poder conhecer as nossas belezas naturais e isso faz parte também do turismo de negócios. Atrair feiras de negócios é também uma forma de atrair turistas”.

A negociação entre a Merkator Feiras e Eventos e o Governo do Estado garante a realização da Feira por pelo menos mais quatro anos. “Até 2017 o Rio Grande do Norte vai sediar, mas vamos nos esforçar para que ele fique sempre aqui. A partir de agora o Brasil inteiro vai poder conhecer de perto o nosso potencial, nossa mão de obra qualificada e talentosa, nós queremos atrair investimentos para o nosso estado através da área calçadista”.

Guiada pelo diretor da Merkator, organizadora da feira, Frederico Pletsch, Rosalba visitou os stands, conferiu as novidades e elogiou a organização. O secretário de Turismo, Renato Fernandes também acompanhou o passeio e destacou que a realização da Feira 40 graus vai trazer um saldo positivo para o turismo do RN. “Quando nós temos a oportunidade de trazer um evento do porte da Feira 40 graus para o RN, como fez a governadora Rosalba Ciarlini, a gente sabe que cada vez mais o turismo é prioridade para o Estado. A principal reclamação da rede hoteleira e também dos operadores do turismo é para que o estado viva os 365 dias do ano, e é isso que essa feira faz. O turismo de eventos é fundamental, mesmo para uma cidade com a vocação turística de Natal. A meta é manter o Rio Grande do Norte vivo, turisticamente e economicamente, durante os 365 dias do ano”.

Já o secretário-adjunto de desenvolvimento econômico, Sílvio Torquato essa Feira vai movimentar o setor calçadista e chamar a atenção de indústrias que podem até se instalar em solo potiguar. “Nossa expectativa é que nós voltemos a ter no RN um polo calçadista, hoje já temos algumas indústrias no Seridó, mas ainda não temos nada forte no estado, então trazendo a Feira para cá, isso pode mudar e em um futuro próximo, voltemos a ter uma mentalidade calçadista no RN”.

A Feira 40 Graus tem programação destinada a lojistas e profissionais do setor e segue até o dia 06 de março, das 10h às 18h, no Centro de Convenções de Natal. O evento conta com o apoio e parceria de diferentes sindicatos do setor calçadista da região Sul do país.

Texto: Luiza Mendes



Twitter