NATAL PRESS

alt

A Alta – uma das maiores empresas de melhoramento genético no mundo – realizará entre os dias 27 e 29 de agosto curso de inseminação artificial em Natal no Instituto Ieduki Soluções em Educação - CENTERN (Rodovia RN 317, Km 5, São José do Mipibú-RN). Para realizar as inscrições ou para obter mais informações é preciso entrar em contato com Jorge Motta no número (84) 94319258 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O curso oferece um conteúdo completo que capacitará o participante a realizar a inseminação artificial de maneira profissional garantindo melhores resultados na qualidade do produto nascido e agregando genética e maior lucro ao produtor, seja de corte ou de leite. A programação inclui: anatomia e fisiologia do aparelho reprodutor da fêmea bovina; passo a passo da inseminação artificial; observação de cio em gado de leite e corte; manejo do botijão de sêmen; montagem do aplicador; descongelamento do sêmen, passagem do aplicador pela cérvix; visualização em DVD do processo de coleta e industrialização de sêmen; dentre outros.
Segundo a ASBIA (Associação Brasileira de Inseminação Artificial), são inúmeras as vantagens da inseminação artificial. Por exemplo, com o regime de monta natural controlada é possível alcançar um total de 120 a 400 filhos por animal, considerando quatro anos de vida reprodutiva de um touro. Ao utilizar a inseminação artificial, apenas um reprodutor, no mesmo tempo, poderá ter mais de 100.000 filhos, comprovando assim a melhora que este método pode oferecer ao rebanho.

Benefícios de realizar inseminação artificial

Utilização de Inseminação Artificial
Bezerro nasce com maior valor agregado através do melhoramento genético. Como resultado, terá maior produtividade (carne ou leite) em menor tempo.

Acasalamento corretivo
Através das provas dos touros é possível descobrir o animal ideal para cada matriz. Esta prova permite que os descendentes venham “melhorados” em relação à mãe (ou pai). É possível eliminar as características indesejáveis de produção ou conformação.

Cruzamento entre raças
Com a inseminação não são necessários vários reprodutores. Basta ter no botijão doses de sêmen dos animais que desejar.

Democratização da IA
Pequenos produtores podem usufruir do melhoramento genético com baixo custo. Com a inseminação, os criadores podem utilizar reprodutores de alto valor econômico em suas propriedades.

Controle zootécnico do rebanho
Com IA é possível: registro de dados sobre as matrizes; padronização do plantel (facilita os cuidados com bezerros e a homogeneidade do rebanho) e controle sanitário.

Economia
A inseminação artificial custa em torno de 15% mais barata em relação à monta natural

Por conta das claras vantagens, o mercado de inseminação artificial está aquecido. No último ano, conforme a ASBIA, foram comercializados mais de 12 milhões de doses de raças bovinas. “Hoje, a inseminação artificial não tem mais volta. O pecuarista sabe que é mais barata e os resultados obtidos são muito superiores” afirma Heverardo Carvalho, presidente da Alta.
Atualmente a Empresa possui 16 centros de treinamento e, desde 2006 quando iniciou suas atividades no Brasil, já foram formados mais de nove mil inseminadores em todo o país o que contribui de forma significativa para o avanço no uso desta técnica e, consequentemente, para o melhoramento genético no rebanho. Mais informações pelo site www.altagenetics.com.br



Twitter