agência sebrae/rn

Braz, Kênia e Aroni participam da 295ª turma do Empretec em Natal

 

Visualizar oportunidades, ter maior segurança nas tomadas de decisões e melhorar o desempenho profissional. Esses são alguns dos objetivos dos participantes do Empretec, seminário com metodologia desenvolvida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e executado com exclusividade no Brasil pelo Sebrae com o objetivo de estimular as características do comportamento empreendedor. No Rio Grande do Norte, o seminário entra na 295ª turma, que está sendo realizada durante toda a semana em Natal. E os participantes têm um único pensamento: capacitação e autoconhecimento para empreender com mais assertividade.

Essa é a primeira turma que o Sebrae no Rio Grande do Norte abre nem 2020 e é formada por 24 integrantes. Entre eles, está Aroni Coutinho, que é funcionária pública e pretende realizar o sonho de ter uma empresa própria. “Descobri que só vale a pena fazer o que gostamos. Tive uma oportunidade e estou apostando nela”. Ela planeja sair do serviço público para ter um negócio na área de beleza e encontrou no Empretec a fórmula ideal para obter conhecimento prático para empreender.

Pensamento semelhante teve a advogada Kênia Lucy de Brito, que buscou o seminário para ampliar a visão e identificar novos nichos de atuação que não seja apenas como uma profissional autônoma. “Quero aprender a expandir a minha atuação e descobri que gosto dessa área de sustentabilidade”, revela. Ela participa da capacitação para obter mais conhecimento, já que pretende abrir um negócio na área de produtos naturais.

Diferente das duas, Braz Vicente já possui uma empresa há 13 anos, uma loja de autopeças, mas foi a primeira vez que teve a oportunidade de refletir sobre a postura enquanto empresário e isso só foi possível devido ao Empretec. “Muitas vezes a gente sabe o que tem de fazer mas não faz. O Empretec serve tomar consciência disso e tirar o empreendedor da zona de conforto”.

Os três participam dessa turma, cujas instruções e conteúdos serão ministrados até o próximo sábado (15). Ao todo, serão 60 horas de capacitação com atividades práticas, levando o participante a identificar, estimular e desenvolver o comportamento empreendedor, tendo como mote dinâmicas que os ajudam a aplicarem os conhecimentos adquiridos. “O Empretec proporciona tanto a quem possui um negócio quanto quem pretende abrir um a refletir sobre o comportamento e o perfil empreendedor, ajudando a potencializar as características empreendedoras”, diz Conceição Moreno, gestora do seminário, sobre as vantagens do Empretec, que já capacitou cerca de 7 mil potiguares.

 

Atividades dinâmicas

Durante a capacitação são realizadas atividades desafiadoras, que simulam o dia a dia de um gestor de empresas, visando desenvolver e estimular atitudes consideradas essenciais para o sucesso nos negócios. São elas: busca de oportunidades e iniciativa, persistência, comprometimento, exigência de qualidade e eficiência, disposição para correr riscos calculados, estabelecimento de metas, busca de informações, planejamento e monitoramento sistemáticos, persuasão e formação de rede de contatos, independência e autoconfiança.

Durante seis dias, os empretecos – como são chamados os participantes – envolvem-se em jogos, exercícios e debates que os motivam a ter visão empreendedora, e que ajudam a aperfeiçoar habilidades de negociação e de gestão empresarial, dando mais segurança às decisões tomadas, bem como ter melhor planejamento, ampliando as chances de sucesso do negócio ou mesmo da carreira profissional.

Serviço:
www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.rn.sebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800