agência sebrae

A loja colaborativa de artesanato e o café colonial foram instalados na Matriz de São Gonçalo do Amarante dentro da proposta dos Lugares de Charme do projeto Cidade Empreendedora

 

Polo da cultura popular, terra da romanceira Dona Militana, dos Mártires e do artesanato feito de barro, o município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, ganhou um motivo a mais para visitação. A construção barroca da Igreja Matriz de São Gonçalo, construída em 1710 e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), passou a abrigar um café colonial e loja colaborativa de artesanato para destacar a riqueza cultural do município. Um espaço para ver, sentir e provar.

O espaço foi inaugurado nesta quarta-feira (15) e faz parte das ações do projeto Cidade Empreendedora, do Sebrae, que, especificamente em São Gonçalo do Amarante, engloba o projeto Lugares de Charme. Essa ação transforma cafés, restaurantes e espaços públicos de cidades turísticas a partir da intervenção do design social e afetiva feita pela consultora e designer Cris Ribeiro.

Denominado São, o café está instalado no anexo da igreja e reúne uma coleção de 120 peças elaboradas por grupos de artesãos e artistas locais, que tinham habilidade mas nunca haviam trabalhado com artesanato. O grupo formado por 30 artesãos foi capacitado pelo projeto e o resultado está exposto e à venda no local, que teve toda a ambientação baseada na iconografia sociocultural da cidade. A proposta do café é também trabalhar a ancestralidade da comida, resgatando elementos da cultura alimentar do povo negro. A ideia é que o turista possa saber mais da cultura do lugar, experimentar os sabores e levar peças do artesanato local.

Todo o trabalho foi desenvolvido a partir do resgate da essência e identidade cultural do lugar, fomentando o empreendedorismo social, inovação e sustentabilidade. Além do São, dois restaurantes da cidade - incluindo um no memorial dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu - também receberão as intervenções do projeto para aumentar o potencial turístico da região.

Cidade Empreendedora

São Gonçalo do Amarante é o segundo município a implantar o projeto Cidade Empreendedora, executado pioneiramente no estado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte. O projeto implanta políticas de desenvolvimento no município por meio de vários eixos, como a desburocratização, incremento das compras governamentais, ações de sustentabilidade, implantação da educação empreendedora, maior fomento à Sala do Empreendedor, além de um plano de desenvolvimento econômico e planejamento estratégico para a gestão municipal.

O diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, participou da solenidade de inauguração do espaço e destacou a importância da parceria entre o Sebrae e a prefeitura, ampliando o potencial turístico do município. “Transformar um monumento que já tinha relevância cultural para a cidade e valorizá-lo. Isso gera negócio. São mais de 100 tipos de produtos que estão à venda e que movimentam a economia, além de trazer uma identidade para o município, fomentar o turismo e atrair outros investimentos no entorno”, enfatiza o diretor.

O prefeito de São Gonçalo do Amarante, Paulo Emídio de Medeiros, destaca o fato de a loja colaborativa e café colonial ser o primeiro equipamento do país nesses moldes a ser instalado em um prédio tricentenário e tombado pelo Iphan devido a sua importância histórica e arquitetônica. “Estamos fazendo história. Somos a única cidade do Brasil a ter uma loja desse modelo e um espaço para receber a todos os visitantes”.

Serviço:
http://www.rn.agenciasebrae.com.br
http://www.facebook.com/SebraeRN
http://www.twitter.com/SebraeRN
Call Center: 0800 570 0800
Agência Sebrae de Notícias (ASN RN): (84) 3616-7911