dovulgação

A principal feira de turismo da França e uma das mais conceituadas da Europa, a IFPM Top Resa encerra hoje sua 40ª edição com mais de 1500 expositores dos quatro cantos do mundo. E mais uma vez o Governo do RN esteve presente, representado pelo secretário estadual de Turismo, Manuel Gaspar.

O evento acontece em Paris e propõe um panorama completo do turismo de lazer, negócios e eventos. Durante os quatro dias da feira, mais de 30 mil profissionais, entre compradores do setor, jornalistas, influenciadores digitais, público final e autoridades do turismo do mundo todo visitam o local.

O Rio Grande do Norte participa da feira pelo quarto ano consecutivo, com estande da Embratur junto a outros estados da Federação. Uma presença importante, segundo o secretário, já que o mercado turístico nordestino tem sido foco dos franceses nos últimos anos.

“Em razão do voo direto de Paris para Fortaleza, o mercado nordestino como um todo tem sido privilegiado e nosso Estado tem despontado entre as demais opções, além do Ceará. Mantivemos excelentes contatos com empresas aéreas locais, interessadas em expandir o mercado nordestino, notadamente o de Natal”, destacou Manuel Gaspar.

Em reunião do secretário com o embaixador do Brasil na França, Paulo C. de Oliveira, outro assunto foi posto em pauta: a colaboração da companhia aérea Air France, antiga Aéropostale, com o acervo documental do primeiro voo sobre o Atlântico Sul, em 12 de maio de 1930. O piloto francês Jean Mermoz levou 21 horas e 10 minutos para levar um hidroavião Latècoère entre Senegal e Natal, onde hoje está localizada a Lagoa do Bonfim.

“Foi um marco da aviação mundial e, assim que concluirmos as obras do Museu da Rampa, este acervo contribuirá bastante para recontarmos essa história”, concluiu o secretário. Também esteve representando o Rio Grande do Norte a gerente de Promoção Internacional da Emprotur, Ana Paula Vieira.