Evento virtual marca abertura da temporada 2020 do Terças Clássicas

 

Sem sair de casa, o Movimento Sinfônico reinventa protejo ‘Terças Clássicas’ para primeira apresentação do ano, nesta terça-feira, 31, às 20h. Em virtude das medidas de isolamento social devido o enfrentamento ao coronavírus, a Mapa Realizações Culturais, responsável pela produção do Projeto Movimento Sinfônico/Terças Clássicas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN realiza Abertura Oficial da temporada 2020 por meio das redes sociais, com programação exclusiva on line, através do ‘Ao Vivo com o Maestro – 180 anos de Tchaikovsky’.

As apresentações da Orquestra são marcadas pela condução descontraída do diretor artístico e maestro, Linus Lerner, que sempre oferece, de maneira didática, informações sobre as obras, o compositor e curiosidades do conteúdo apresentado na noite.  E, para este momento, não será diferente. Desta vez, o evento é realizado apenas com a participação do maestro mediante plataformas digitais da Orquestra: YouTube, Facebook e Instagram.

Reunindo as possibilidades tecnológicas e com inspiração no conteúdo programado para o concerto de abertura (uma homenagem aos 180 anos de nascimento de Pior Ilitch Tchaikovsky, compositor russo do período romântico do século XIX), Linus Lerner estará ao vivo para apresentar um pouco sobre a vida e obra de Tchaikovsky, evidenciando a “Abertura de 1812, Op.49”, composta no ano de 1880, para a comemoração da vitória russa sobre as tropas Napoleônicas, e também a “Sinfonia nº 5 opus 65 em Mi menor”. Durante a live, o público poderá interagir com o maestro.

Além dessa aula, transformada em um verdadeiro espetáculo virtual, o projeto Movimento Sinfônico disponibilizará sugestões de vídeos para que possam apreciar as obras comentadas. “Estamos preparando uma seleção de boas gravações, já viabilizados na internet, e capazes de tocar emocionalmente aos espectadores”, comenta Tatiane Fernandes, diretora de produção da OSRN. A Orquestra mantém um canal oficial no YouTube e dispõe, desde 2015, vídeos dos concertos realizados, que podem ser acessados gratuitamente.

A proposta desse formato foi apresentada à Fundação José Augusto e aos patrocinadores que não só aprovaram a ideia, como estendem a rede de comunicação para potencializar a participação no evento e também a interação do público. 

A OSRN tem o Governo do Estado do RN como seu principal mantenedor. E a temporada 2020 tem patrocínio via incentivo fiscal da Companhia Energética do Rio Grande do Norte – Cosern e Instituto Neoenergia, por meio da Lei Câmara Cascudo do Governo do Estado do RN, da Unimed Natal, Hospital do Coração e Prefeitura do Natal, por meio da Lei Djalma Maranhão. O projeto Movimento Sinfônico é uma realização da OSRN / Fundação José Augusto e MAPA Realizações Culturais e conta ainda com o apoio do Teatro Riachuelo Natal, Opus Promoções, Wish Natal Exclusive Resort, Galeria Fernando Chiriboga, Lado A Design, G7 Comunicação e dos Restaurantes: Camarões Potiguar, Tábua de Carne, La Cachette e Poti Restaurante.


Abertura Oficial da Temporada 2020 OSRN – Projeto Movimento Sinfônico

AO VIVO COM O MAESTRO – 180 anos de Tchaikovsky


Onde: Transmissão ao vivo nas páginas oficiais

Facebook https://www.facebook.com/rnsinfonica/

YouTube https://www.youtube.com/results?search_query=osrn

Instagram @rnsinfonica

Quando: 31 de março (Terça-feira)
Horário: 20h