A Escola de Música da UFRN recebe nos dias 18 e 19 de dezembro, a partir das 19h, o Recital Isadora & Oriano, com a pianista Isadora Rezende e também o lançamento do documentário “Quando as Nuvens Eram Nossas”, de autoria do cineasta Carito Cavalcanti. Serão duas noites em homenagem ao pianista Oriano de Almeida, que prometem emocionar o público. A entrada gratuita e os ingressos podem ser retirados uma hora antes do início de cada apresentação.

Projeto Isadora Rezende conta com o patrocínio do Programa Djalma Maranhão e do CEI Romualdo Galvão. O homenageado da noite, o pianista Oriano de Almeida nasceu em Belém, mas veio ainda criança pra Natal em 1930, quando começou a estudar piano com seu tio, o maestro Waldemar de Almeida, e desde cedo demonstrou sua destreza ao instrumento. Foi um pianista que ficou conhecido em todo o Brasil, tocou em alguns dos maiores palcos do mundo, e ganhou muitos prêmios fazendo o que mais amava: tocar piano. Além de pianista, Oriano também foi compositor, que cantou suas memórias e seus afetos, em obra que reflete sua memória afetiva, suas alegrias e sua terra. Ao longo dos anos, tornou-se uma figura importante no desenvolvimento da música e das atividades artísticas e culturais do Rio Grande do Norte. A jovem pianista Isadora descobriu e se apaixonou pelo feito de Oriano quando ainda tinha 10 anos de idade.

 

Lançamento do documentário “Quando as Nuvens Eram Nossas”

“Quando As Nuvens Eram Nossas” é um documentário sobre o pianista Oriano de Almeida, com direção, roteiro e fotografia de Carito Cavalcanti (Praieira Filmes). O filme é um curta-metragem (23 minutos) que traz recortes da vida e obra do artista, através de depoimentos de pessoas relacionadas a ele, como o historiador Claudio Galvão que escreveu um livro sobre Oriano intitulado “O Céu Era o Limite”.

O documentário faz um resgate da memória biográfica de Oriano e busca transcender ao que está escrito em livros, valorizando a tradição oral, trazendo também muitas imagens de arquivo. Além do historiador Claudio Galvão, o filme tem ainda a participação de Diógenes da Cunha Lima (advogado, poeta e presidente da Academia Norte Rio-Grandense de Letras), Marluze Romano (pianista e aluna de Oriano), Luiza Maria Dantas (pianista e aluna de Oriano), Danilo Guanais (músico, compositor e professor da EMUFRN), Guilherme Rodrigues (pianista e professor da EMUFRN), e a participação especial da jovem pianista Isadora Rezende que conduz as entrevistas. O filme também faz um paralelo entre Oriano e Isadora. Durante vários meses o cineasta Carito Cavalcanti acompanhou Isadora Rezende nessa busca sobre a história de Oriano de Almeida, cuja pesquisa foi coordenada por Fernanda Ferreira - mãe de Isadora e produtora do "Projeto Isadora Rezende". O filme é mais uma ação do "Projeto Isadora Rezende" que também promove o recital "Isadora e Oriano".

Isadora Rezende 

A pianista iniciou na música através do Curso de iniciação Artística na UFRN e aos seis anos passou a estudar piano com a professora Regiane Yamaguchi. Fez seu primeiro recital solo aos sete anos. Em 2015 foi convidada pelo Prof. Miguel Proença para se apresentar no Espaço BNDES, no Rio de Janeiro, no concerto Jovens Talentos. Em 2016 alcançou a primeira colocação em sua categoria no concurso Steinway-Caio Pagano, realizado pela USP – Ribeirão Preto.

Isadora também participou de aulas com os professores Miguel Proença, Lúcia Barrenechea, Michael Uhde, David Korevaar, Mauricy Martin, Markus Stange, Guigla Katsarava, Eduardo Monteiro, entre outros. Foi aluna de Percepção e solfejo do maestro André Muniz, da profª Maria Clara Gonzaga, e do Prof. Danilo Guanais. Em 2018 obteve a primeira colocação em sua categoria no concurso Souza Lima (SP).

Em 2019, foi solista do concerto “Com amor, Mozart”, executando o exigente concerto em ré menor de Mozart, e foi solista convidada no segundo concerto da temporada oficial da Filarmônica UFRN, executando o mesmo concerto. Neste mesmo ano, foi selecionada como bolsista do prestigioso Festival Orford Musique, em Montreal, Canadá, onde esteve sob a orientação do prof. Jimmy Briére (Université de Montréal) e foi selecionada como bolsista da FEMUSC, Festival de Música de Santa Catarina, um dos mais importantes da América Latina. Integrando o grupo de finalistas do Concurso Jovens Talentos Mansueto Barbosa 2019, em Fortaleza/CE, alcançou a segunda colocação.  É aluna da classe de piano do prof. Guilherme Rodrigues, na UFRN.

Serviço

Recital Isadora & Oriano e Lançamento do Documentário

Quando: 18 e 19 de dezembro

Horário: 19h

Onde: Escola de Música da UFRN

Entrada Gratuita (retirada dos ingressos a partir das 18h)

Endereço: R. Cel. João Medeiros - Lagoa Nova, Campus da UFRN - Natal - RN

Classificação livre

Cada apresentação terá duração de 1h e 10 minutos.