O Sonora - Festival Internacional de Compositoras, edição Natal, chega a reta final após duas semanas de intensas atividades. Para encerrar a programação do evento, que é voltado em protagonizar as mulheres que atuam no mundo da música, serão realizadas mais duas oficinas do Ciclo de Oficinas do Sonora neste sábado (28.09), na Casa Talento. Ambas estão com inscrições abertas pelo https://linktr.ee/sonorafestivalnatal.

Pela manhã , das 09h às 12h, será realizada a oficina “Percebendo a Voz do Coração”, com o grupo musical Agni. A atividade será guiada pelas cantoras Silvia Sol e Cibelly Guedes e será uma experiência de autoconhecimento, voltada para pessoas que queiram acessar mais informações sobre si mesmas, usando os recursos de Canto e da Dinâmica Energética do Psiquismo para trazer e organizar conteúdos internos facilitando e apresentando um caminho de integração do ser a cada participante. Já no período da tarde,  das 14h às 17h, ocorre a oficina “Compreendendo a Sonorização” com a musicista Fernanda Fagundes, que vai possibilitar a musicistas e simpatizantes da música o acesso ao conhecimento básico sobre sonorização e áudio  compreendendo tecnicamente a interação da execução musical, com a operação de áudio e o público.  

“O Ciclo de Oficina Sonora vem iluminar o trabalho que as mulheres da cidade fazem diariamente nas escolas, universidades, orquestras, bandas, bares, festivais, estúdios de gravação, casas de eventos e tantos outros espaços que ocupamos. A realização do Sonora é a comprovaçã o da força de atuação dessas mulheres em rede. Quando nos reunimos para partilhar e qualificar nossas experiências, escolhemos  um caminho para valorização e construção de ambientes de trabalhos com mais dignidade e ética para todos”, revela Renata Marques, articuladora e produtora executiva do Sonora Natal. 

Sobre o Sonora 

O SONORA teve origem em 2016 a partir do uso da hashtag #mulherescriando, uma iniciativa da musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, ou seja, mulheres que criam sua arte sonora. Com grande repercussão, algumas compositoras por todo o Brasil e no exterior conversaram sobre a ideia de realizar um festival com o trabalho das mulheres na área de musical, daí surgiu o o Sonora. São elas: Deh Mussulini, Flávia Ellen, Amorina e Bia Nogueira (Belo Horizonte), Ana Luisa Barral (Salvador), LaBaq (São Paulo), Ilessi (Rio de Janeiro) e Isabella Bretz (Belo Horizonte, Lisboa e Dublin).

 

O Sonora já nasceu internacional, já que em seu primeiro ano reuniu aproximadamente 200 compositoras que assumiram palcos em seis países: Brasil, Portugal, Irlanda, Espanha, Argentina e Uruguai. A partir daí, explica a coordenadora geral do evento, Joana Knobbe, surgiu uma forte rede de mulheres dispostas a colaborar para a mudança da realidade feminina na música. “Várias mulheres foram entrando e agregando ideias e iniciativas. Hoje somos uma grande rede espalhada pelo mundo. Toda elas foram fundamentais para a consolidação do evento nacionalmente e internacionalmente e para não pararmos desde a primeira edição. Só crescemos desde então, em 2018 o Sonora aconteceu em 16 países e 74 cidades”, explica.

É através dessa rede de produtoras locais que o Sonora acontece. Localmente é criada uma coordenação composta por uma equipe multidisciplinar que se conectam e se organizam. Na ediç&atil de;o de 2019, o Sonora Natal está sendo produzido por Renata Marques, Luana Simplício e Joana Knobbe. Com apoio da Casa Talento, Contexto Comunicação, Graphicaria, El Rock, IFRN e Nuarte.

“O ensejo do festival é dar visibilidade, promover e legitimar a presença da mulher compositora, empoderando-a artística, profissional e economicamente. São muitas as compositoras que cantam, tocam e arranjam suas próprias canções, porém não possuem reconhecimento e o devido espaço no meio musical. Nos palcos do Sonora se apresentam iniciantes e artistas já estabelecidas, trocando experiências e fortalecendo, principalmente, cada cena local na qual o evento se insere”, afirma Joana Knobbe. 

 

Na internet:

http://sonorafestival.com/pb/ 

Facebook: sonorafestivalbrasil

InstagraM: @sonorafestivalinternacional

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCGaOk5sFNsDimgRKnouJ1QQ

Mais informações sobre o festival: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Serviço: 

Sonora - Festival Internacional de Compositoras 

Sábado - 28 de setembro - Casa Talento - Rua Almeida Barreto, 428 - Lagoa No va

Oficina "Percebendo a voz do coração" com o grupo AGNI
das 9h àS 12h
Investimento: R$ 50,00

Oficina "Compreendendo a sonorização" com Fernanda Fagundes
das 14h às 17h
Investimento: R$ 50,00