NATAL PRESS

divulgação

Diogo das Virgens

Tranquila e propícia à prática de esportes, seja usufruindo dos bons ventos ou das águas mornas durante o dia, e com a agitação na medida certa durante a noite, São Miguel do Gostoso-RN é a estação para a segunda edição deste ano do Fest Bossa & Jazz 2019, que acontece de 10 a 13 de outubro. O line-up das bandas que irão agitar as areias do município conta com 11 atrações e 12 shows gratuitos. Com um grande palco na Praia da Xêpa, para shows noturnos, e polos diurnos em outras praias da região, além das tradicionais Jam Sessions para finalizar todas as noites.

A abertura do Festival acontece na quinta-feira (10.10), às 20h, no Polo Praia do Maceió. E, para completar o time, junto com as bandas Blues Beatles (SP), Erickson Grillo (RN), Los Chaskys (Peru), Filarmônica Monsenhor Honório (RN), Ricardo Silveira (RJ), Khrystal (RN), Funkeria (PB), Melly (BA/RN) e Bossa & Jazz Street Band (RN), está a Sesi Big Band convida Duo Taufic (RN).

A orquestra de jazz, fundada em 2013, faz parte do projeto SESI ARTE do SESI RN, mantido com o apoio da SESI nacional e da CNI – Confederação Nacional da Indústria. Conta com a direção artística e regência do maestro português Eugènio Graça, e, no elenco, alguns dos melhores instrumentistas do Estado. Formada por seis saxofones, cinco trombones, cinco trompetes, tuba, contrabaixo, piano, guitarra, percussão, bateria e voz. Já o Duo Taufic é resultado da união de dois experientes instrumentistas potiguares, o violonista, compositor e produtor musical, Roberto Taufic – que vive na Itália desde 1995 -, e o pianista, arranjador e produtor musical, Eduardo Taufic. Versáteis e com sonoridade peculiar, o Duo transparece a bagagem musical adquirida ao longo dos anos e o conteúdo criativo proporcionado pelo diálogo entre o violão e o piano. https://www.youtube.com/watch?v=wDkmwsxvaso|https://www.youtube.com/watch?v=ZoadbR59NOU.

Ricardo Baya Trio convida Diogo das Virgens (RN), fecha a grade de programação para os shows. Músico, compositor, arranjador e produtor musical, soma mais de 20 anos de carreira com vasta experiência, além de ganhar prêmios como do Festival MPBeco (duas vezes), Prêmio Hangar (quatros vezes, sendo elas para Guitarrista Revelação, Instrumentistas do Ano e Melhor Compositor), em 2016, com o Bando das Brenha, ganhou como Banda Revelação. Suas músicas já foram gravadas por vários artistas, no âmbito instrumental e principalmente no de canções com letra.  Para o Festival, o trio composto por Ricardo Baya (Guitarra e Vocal), Silvio Franco (Bateria) e Nael Lima (Baixo) recebe a participação especial do cantor e multi-instrumentista Diogo das Virgens. https://www.youtube.com/watch?v=qnY6uc8Xwsc | https://www.youtube.com/watch?v=0gcBxL0aUxY.

Além dos shows, o Fest Bossa & Jazz realiza oficinas socioambientais e workshops musicais. No primeiro dia (10.10), tem oficina para alunos da rede pública de 06 a 12 anos, sobre a “Construção de Instrumentos com Material Reciclado”, ministrada pela artista plástica, Cristina Lunardi. Na sexta (11.10), o arte-educador, André Renan, trabalha questões ambientais com o “Tocando e Preservando”, através de palestra e prática de percussão corporal. Também na sexta (11.10 – para alunos de 06 a 12 anos), o produtor Luciano Prates conversa sobre “O que é esse tal de Jazz”. E, excepcionalmente em São Miguel do Gostoso, a oficina terá uma edição aberta ao público, adulto e infantil, no domingo (13.10). No sábado (12.10), workshop musical, com o compositor, cantor e guitarrista, Gabriel Yang, na oficina “Construção de Guitarras Artesanais ‘Cigar Box’” para guitarristas e entusiastas (inscrições através do Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). Todas essas atividades acontecem no Centro de Cultura de Gostoso.

O Fest Bossa & Jazz é realizado com o apoio do Governo do RN, por meio da Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte - SETUR, com recursos oriundos do projeto Governo Cidadão, parceria do SESI/RN e realização da Juçara Figueiredo Produções. Conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de São Miguel do Gostoso, e com o apoio da AE Gostoso – Associação dos Empreendedores de São Miguel do Gostoso e Região, do Mantra Residence Gostoso, Café Santa Clara, Vital Supermercado, Michelle Tour, G7 Comunicação, Cooperativa Gostoso Recicla, Besouro Branco - Pipa Fotos, Natal Groove; Cerveja Oficial Raffe.

 

Fest Bossa & Jazz – 10 Anos

Consolidado no calendário potiguar, o Fest Bossa & Jazz, realizado por Juçara Figueiredo Produções, surgiu em 2010 e já realizou 19 edições em quatro cidades do Rio Grande do Norte (Natal, Pipa, São do Miguel do Gostoso e Mossoró), somando mais de 170 atrações nacionais e internacionais do jazz, bossa e blues.  Uma mistura de ritmos que já reuniu um público estimado em quase meio milhão de pessoas ao longo das edições.

Nesses 10 anos, passaram pelos palcos do Festival, artistas internacionais como J.J. Jackson, Willie Walker, Donny Nichillo, Jose James, Galactic, Erica Falls, Stanley Jordan, Indiana Noma, Jai Malano, Grana Louise, Eric Gales, Larry MacCray, Glen David de Andrews, Alabama Myke, Raphael Wressnig, The Cinelli Brothers, Indiana Nomma e muitos outros. Na lista de nacionais, nomes como Ivan Lins, Ed Motta, Lenine, Leny Andrade, Yamandu Costa, Roberta Sá, Marcos Valle, Wanda Sá, Mauro Senise, Leila Pinheiro, Osmar Milito, Roberto Menescal, Mestrinho, Sandra de Sá, João Donato, Lan Lanh, Blues Beatles, Taryn Szpilman, Banda Terráquea e Cacá Magalhães e muito mais.

O evento também promove o intercâmbio musical entre nomes já consagrados e novos expoentes da música e atua no incentivo, aprimoramento e formação de músicos do Estado, além de propagar valores culturais e sociais em diversos âmbitos na oferta de oficinas gratuitas destinada aos jovens da rede pública de ensino e workshops para estudantes, curiosos e amantes da música.

 

Mais Informações no site www.festbossajazz.com.br



Twitter