NATAL PRESS

Luana Tayse 

 

Tem grupo folclórico sob as lentes atentas do projeto Som Sem Plugs – SSP, em especial ao São João e, desta vez, vai além de um clipe. Na segunda-feira, 24 de junho, o SSP apresenta ao público o lindo trabalho realizado com um dos grupos mais tradicionais do Rio Grande do Norte, o Boi Calemba Pintadinho, do município de São Gonçalo do Amarante, que mantém viva a tradição do Boi de Reis há 114 anos. O material estará disponível nas redes sociais e você pode ajudar a divulgar a musicalidade norte-rio-grandense para os quatro cantos do país.

O grupo, atualmente liderado pelo mestre José Veríssimo (Dedé), conserva a expressão folclórica que trata da morte e ressurreição de um boi e, já esteve perante o olhar de importantes personalidades, como é o caso do escritor e pesquisador Mário de Andrade que fez estudos com o grupo tendo o auxílio de Luís da Câmara Cascudo, um dos maiores pesquisadores do folclore e da etnografia do Brasil.

O Boi Calemba Pintadinho também contabiliza em sua trajetória apresentações em eventos dentro e fora do RN, como a participação na posse do presidente João Figueiredo, em 1979, a convite do Ministério da Cultura na época. Em todos esses anos, superando as mais diversas dificuldades, o grupo continua a realizar um trabalho de valorização e resgate da cultura popular no município, no qual crianças e jovens recebem ensinamentos culturais da cidade e os transformam em conhecimento para toda a vida.

Portanto, com o foco na divulgação cultural e musical do estado, por meio das redes sociais e canal no Youtube, o Som Sem Plugs reuniu em um só trabalho, esses dois fatores. A produção - tipo um documentário - com o Boi Calemba Pintadinho foi realizada no Memorial dos Mártires, em São Gonçalo do Amarante. Entre os participantes, estão: os músicos Eliezer do Triângulo - triângulo; Aldair Miranda – zabumba; Germano Luiz – violão e Damião Rabequeiro – rabeca; os galantes Alexandro, Adson, Kleberson, Lucas, Eduardo, Lelinho, Iago, João, Geovani e Anderson e os mascarados Kleber e Wescley Teixeira e Josiel Gomes.

Esse material preparado com todo o carinho da equipe do SSP promete um passeio histórico regido por muitas cores e movimentos. Prestigie as produções norte-rio-grandenses. A temporada 2019 tem o patrocínio da Cosern e Instituto Neoenergia, através da Fundação José Augusto - FJA e a Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Norte.

Acompanhe esse e outros lançamentos no Facebook, Instagram e também no canal do Youtube do projeto Som sem Plugs.

Site – https://www.somsemplugs.com.br/

Facebook – @somsemplugs

Instagram – @somsemplugs

Youtube – Som sem Plugs

 

Ajude a manter viva a história do Boi Calemba Pintadinho

O Boi Calemba Pintadinho precisa da sua ajuda. O grupo foi o único escolhido para representar o estado do RN no 55º Festival de Folclore de Olímpia – SP, que acontece em agosto deste ano. O evento é de grande importância para a história do Boi Calemba Pintadinho e à continuidade desse ícone folclórico.

O grupo, formado por 30 pessoas, pega a estrada no dia 31 de julho rumo a Olímpia, para tanto, precisam da sua atenção para custear as despesas com a alimentação dos integrantes.

Ajude! Basta destinar qualquer quantia para a seguinte conta:

Banco do Brasil

Katyene Rafaely Lima Oliveira

Agência. 4486_5

Conta. 14.590_4

Conta poupança



Twitter