NATAL PRESS

divulgação

 

Sinopse

Um menino com um destino de onda, um desejo de Mar. Assim é Flúvio, o herói da peça “Flúvio e o Mar”, espetáculo infanto-juvenil do Coletivo Atores à Deriva.

A peça conta a história de Flúvio, um menino de nome aquático que mora na pequena cidade de Elmo das Pedras e que um dia decide partir em uma aventura em busca do mar. No caminho, Flúvio encontra alguns personagens pitorescos: o Poeta, uma figura sábia e esquisita com um corpo só e duas cabeças; Maravilhoso, um jovem inteligente e muito ligado à sua terra e também as últimas tendências da moda; João Insatisfação, um jovem que tem uma verdadeira obsessão por comprar, mas que não conhece a própria mãe.

Todos esses personagens aparecem no caminho de Flúvio, alertando-o sobre suas escolhas. Finalmente, após uma tempestade, Flúvio encontra o mar e percebe que este está cheio de lixo , fruto de escolhas mal feitas por pessoas do mundo todo. Flúvio se decepciona por ver que o mar dos sonhos dele não está mais do mesmo jeito.

E agora? O que Flúvio irá escolher? Será que este é um destino sem volta?

 

O Espetáculo

A Peça “Flúvio e o Mar” nasceu de um encontro de desejos dentro do Coletivo Atores à Deriva. Alguns desejavam montar uma peça para o público infanto-juvenil, que em Natal tem acesso a poucas opções de qualidade; outros queriam continuar a pesquisa sobre o mar e seus ensinamentos, ou ainda dar continuidade à pesquisa musical integrada à cena, facilitada nesse processo pelo músico Luiz Gadelha.

Diante desses desejos, duas notícias impactantes nos mobilizaram: o fato de que há ilhas de lixo se formando em todos os oceanos, algumas delas já maiores que alguns países e o grande derramamento de petróleo noticiado amplamente pela mídia internacional. O mar, nossa principal inspiração, está ameaçado.

Falar do Mar é para o coletivo uma metáfora para muitos aspectos da vida. O mar nos possibilita várias leituras, desde visões bem alegres e convidativas àquelas mais melancólicas e sombrias.

Assim, o mar que sempre nos remeteu ao desejo e às escolhas que fazemos é mais uma vez o nosso tema. Desta vez o principal valor que ele nos traz é uma reflexão sobre as nossas escolhas e o que estamos fazendo com tanto lixo que produzimos. Parece ser um tema pontual e com um destino panfletário, mas a nossa aposta é despertar idéias e sentimentos no público infanto-juvenil que, devido a um contato cada vez mais midiatizado com o mundo, pode estar ficando mais apático e alheio aos valores da convivência, liberdade e responsabilidade com o bem comum.

Ficha técnica:

Texto e Direção: Henrique Fontes

Elenco: Bruno Coringa, Tházio Menezes, Ananda Krishna, Doc Câmara e Paulo Lima

Trilha original composta para a peça: Luiz Gadelha e o coletivo

Figurino e cenário: Kátia Dantas

Iluminação: Henrique Fontes/operação de luz: Thaennia Ferreira



Twitter