NATAL PRESS

dvulgação

Aldo Parisot, Villa-Lobos e Burle Marx

Um dos artistas mais conhecidos internacionalmente na história potiguar será homenageado em sua terra natal a partir desta segunda-feira (12) com uma programação que culminará com o concerto gratuito, às 20h desta quinta, no auditório do Holiday Inn, em frente ao Arena das Dunas.

Aldo Parisot completou recentemente 100 anos. E carrega consigo uma tradição de violoncelista que marca a história instrumental do Rio Grande do Norte. Parisot foi aluno do também potiguar Ítalo Babini, filho de um dos maiores músicos de concerto do século 20, o italiano Thomaz Babini.

No cenário musical do mundo, Parisot está para Natal como Tom Jobim está para Ipanema. Sua biografia foi publicada recentemente na Inglaterra pela professora Susan Hawkshaw. Ele foi solista de algumas das maiores orquestras do mundo e é o último colaborador vivo próximo de Heitor Villa-Lobos.

Para homenagear toda essa relevância e história, a oitava edição da Mostra de Violoncelos de Natal será toda dedicada a Aldo Parisot. Serão palestras, recitais e um concerto com nada menos que 100 violoncelistas juntos no palco, entre musicistas estrangeiros e nacionais. Tudo gratuito.

 

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (12)

Nesta segunda-feira (12), o grupo UFRN Cellos se apresenta no hall da EMUFRN a partir das 18h. Em seguida, às 18h30, o professor e estudioso da história da música instrumental potiguar, Cláudio Galvão fará palestra sobre a vida e obra de Aldo Parisot. Na sequência, às 19h30, a ex-aluna do homenageado, a professora Kim Cook, falará sobre o lado pedagogo de Parisot.

Terça-feira (13)

Nesta terça, um “tira-gosto” da apresentação de quinta-feira será apresentado a partir das 20h com o concerto de professores da VIII Mostra no auditório Oriano de Almeida, da EMUFRN. Participarão os professores Cristian Brandão (UFPA), Dora Utermohl (UFC), Kayami Satomi (UFU), Fred Nable (UFRN), Diego Paixão (Ong Atitude Cooperação) e Durval Cesetti (UFRN)

Quarta-feira (14)

Jovens violoncelistas farão um concerto de obras para violoncelo a partir das 20h, também no auditório Oriano de Almeida, na EMUFRN.

Quinta-feira (15)

A programação da quinta-feira tem início às 13h com recital dos professores Kim Cook (Penn State University) e Henry-David Varema (Estonian Academy of Music and Theater), no auditório Onofre Lopes, da EMUFRN. E às 20h, o concerto com 100 violoncelistas no auditório do Holiday Inn, em homenagem a Aldo Parisot. No programa estarão peças de Oriano de Almeida, Villa Lobos, Bach, Piazolla e outros.

 

INGRESSOS PARA CONCERTO 100 CELLOS

Os 300 ingressos colocados para reserva pela plataforma online, no Sympla, foram esgotados em apenas um dia. Os 400 ingressos restantes estão disponíveis na Escola de Música da UFRN, entre 9h e 12h ou 14h e 18h.



Twitter