Patrocinado pela Cosern há 17 anos, por meio da Lei de Estadual Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, dentro da política de sustentabilidade do Grupo Neoenergia de desenvolvimento das comunidades, realizando parcerias que contribuam para a valorização da cultura, estreou neste domingo (03) em Mossoró, o espetáculo teatral "Oratório de Santa Luzia".

 

Carinhosamente chamado pelos mossoroenses de “O Oratório”, a peça conta a vida e o martírio de Santa Luzia, padroeira do município, e é uma concepção da Cia. A Máscara de Teatro, com direção de Luciana Lima, dramaturgia de João Marcelino e música de Danilo Guanais.

 

Em 2016, a Cosern recebeu uma homenagem especial dos organizadores, entregue ao diretor presidente Luiz Antonio Ciarlini pelo Padre Flávio Augusto Forte Melo como forma de agradecimento à Distribuidora potiguar pelo apoio recebido nesses 17 anos. "Esteja certo de que sem a presença da Cosern seria muito difícil contar essa bela história há tantos anos", disse o religioso.

 

Para Luiz Antonio Ciarlini, que fez questão de cumprimentar todo o elenco ao final do espetáculo no ano passado, na lateral da Catedral, foi uma noite de muito encantamento, orgulho e de ter a certeza de que foi muito importante apoiar o “Oratório” ao longo desses 17 anos, mesmo período em que está em cartaz. "Dá para ver no olhar dos mossoroenses que estão aqui, todas as noites, o brilho de quem sente orgulho de ser desta terra e de fazer parte desta festa".

 

O elenco do Oratório soma quase uma centena de integrantes, entre atores, figurantes e produtores. Para a atriz Tony Silva, que em 2017 conduz a narrativa por meio do cego Jeremias, é louvável o papel que a Cosern exerce de patrocinar a cultura. "Por isso o aplauso do público sempre que a empresa é citada pelo padre durante a novena e antes do espetáculo começar, no telão", lembrou Tony.

Já para Joyce Marinho, 18, atriz que interpreta Santa Luzia mais uma vez, o apoio da Cosern é importante, porque faz o grupo ensaiar com a certeza de que o espetáculo não vai acabar. "Ficamos muito felizes com a presença do Presidente na plateia em 2016", declarou.

O "Oratório de Santa Luzia" será encenado até dia 12, véspera do encerramento da Festa de Santa Luzia em Mossoró, sempre às 21h.

 

Política de Patrocínio da Cosern

O apoio à cultura potiguar dado pela Cosern há quase 20 anos faz parte da Política de Patrocínios e Doações da Neoenergia, dentro do Programa de Sustentabilidade do Grupo para o desenvolvimento das comunidades onde ele atua, realizando parcerias e implementando programas que contribuam para o desenvolvimento social, por meio de ações de empoderamento e valorização da cultura e dos costumes locais.

Para Karine Severo, Gerente do Departamento de Comunicação Institucional e Sustentabilidade da Cosern, o compromisso da Distribuidora com a cultura potiguar é mais uma prova de que a atuação da empresa vai além do fornecimento de energia elétrica. “Nesses quase vinte anos ininterruptos de investimentos destinados aos mais diversos segmentos culturais do nosso estado, já levamos sorrisos, histórias, educação e transformamos muita energia em cultura. Estamos cumprindo com a nossa missão de iluminar a vida das pessoas, apoiando excelentes projetos, como o Oratório de Santa Luzia”, finaliza.