NATAL PRESS

divulgação

nonato

Seguindo a tradição poética, o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, promove a celebração do Dia Nacional da Poesia na próxima terça-feira, 14 de março.  A comemoração que abrange a produção poética local, será realizada a partir das 14h no Teatro de Cultura Popular-TCP e na Galeria Newton Navarro, da FJA.

Nomes como o compositor Geraldo Carvalho, os poetas Tarcísio Gurgel, Nonato Gurgel e Plínio Sanderson, entre outros, participam de um evento com uma programação repleta de debates, exposições, performances poéticas e de música.

O evento está sendo coordenado em conjunto pelo Núcleo de Biblioteca, Livro e Leitura e Centro de Promoções Culturais, da Fundação José Augusto.

Dois grandes nomes da poesia potiguar serão homenageados na data: o escritor Ferreira Itajubá em seus 160 anos de nascimento, e o aniversário de 160 anos de Jorge Fernandes, um dos ícones da literatura modernista.

Mostras e performances
No dia 14, a partir das 10h será aberta a Exposição Jorge Fernandes que tem a curadoria do  escritor e Iaperi Araujo, que exibirá aspectos da vida e obra do poeta.

Às 14h no jardim do TCP será aberta a feira de sebos, que comercializará obras literárias voltadas para o gênero poético. Na oportunidade será lançada o Zine "Liberdade, Palavra e Poesia".

O espaço para o debate literário será iniciado ás 14h30 no TCP com a mesa Papo de Poesia - Coletivos e Contemporaneidade que terá a participação do autores  Airton Alves, Ozany (SPVA), Tiago Medeiros, Tiago Gonzaga,  Plinio Sanderson (Mediador) e Aluísio Matias (Folha Poética).

Em seguida, às 16h30 ocorre o ’ Poema em Processo’’ – Performance Interativa com Plinio Sanderson e  performance Meu Passado me Absorve  com o poeta Ivo Maia.
Taberna Racine Santos, no TCP, às 17h abriga a abertura de exposição Ferreira Itajubá que tem Curadoria do artista visual  Novenil Barros.

Uma nova homenagem à obra de Jorge Fernandes será feita ás 17h30 no palco do TCP através de uma leitura dramática com textos do poeta realizada pelo ator Marcos Holanda

Para aprofundar o debate poético estão marcado ás 18h25 no TCP a mesa - ‘’Diálogos e Rupturas (Ferreira Itajubá X Jorge Fernandes)’’ e ‘’50 anos do Poema Processo ‘’, a cargo dos pesquisadores  Humberto Hermegenildo (UFRN), Tarcísio Gurgel (Mediador),  Marilia Silveira (IFRN) e  Nonato Gurgel(UFRRJ).

Audiovisual e música
Para conferir um caráter multimídia ao evento haverá o lançamento digital da segunda edição da Revista Carcará, editada pelo jornalista Rodrigo Hammer.
Também haverá o lançamento do Edital Boi de Prata que homenageia o cineasta potiguar Augusto Ribeiro Junior e disponibiliza R$ 300 mil reais para a produção de dois documentários e quatro medias e curtas – parceria com ANCINE.

A palavra cantada encerra a celebração a partir das 20h no palco do TCP com o show do cantor e compositor Geraldinho Carvalho, que mostra poemas musicados de Ferreira Itajubá e Jorge Fernandes,além de interpretar canções autorais com forte sabor poético.


Dia da Poesia
14 de março - Dia da Poesia
Fundação José Augusto

Homenagem os poetas do RN
· 140 anos de nascimento de Ferreira Itajubá
· 130 anos de nascimento de Jorge Fernandes


Programação:

Galeria Newton Navarro - FJA
14h - Abertura da Exposição Jorge Fernandes. Curadoria: Iaperi Araujo

Jardim do TCP
Abertura da Feira de Sebos
Lançamento do Zine “Liberdade, Palavra e Poesia

Teatro de Cultura Popular
14h30 - Papo de Poesia - Coletivos e Contemporaneidade
Airton Alves
Ozany (SPVA)
Tiago Medeiros
Tiago Gonzaga
Plinio Sanderson (Mediador)
Aluísio Matias (Folha Poética)
16h30 - Poesia no Trombone
‘’Poema em Processo’’ – Performance Interativa com Plinio Sanderson
Performance Meu Passado me Absorve – Ivo Maia

Taberna Racine Santos
17h - abertura de exposição Ferreira Itajubá - Curadoria de Novenil Barros.
17h30 - Leitura Dramática: Monólogo ‘’ Jorges’’, interpretado por Marcos Holanda
Teatro de Cultura Popular
18h25 - ‘’ Diálogos e Rupturas (Ferreira Itajubá X Jorge Fernandes)’’ e
‘’50 anos do Poema Processo ‘’
Humberto Hermegenildo (UFRN)
Tarcísio Gurgel (Mediador)
Marilia Silveira (IFRN)
Nonato Gurgel(UFRRJ)
19h45 - Lançamento digital da Revista Carcará Nº02
Lançamento do Edital Boi de Prata que homenageia o cineasta potiguar Augusto Ribeiro Junior e disponibiliza R$ 300 mil reais para a produção de dois documentários e quatro medias e curtas – parceria com ANCINE.
Teatro de Cultura Popular – TCP
20h - Show de Geraldinho Carvalho



Twitter