NATAL PRESS

Verônica Macedo

 

Por iniciativa do vereador Kleber Fernandes (PDT), membro da maçonaria, a Câmara Municipal de Natal realizou nesta terça-feira (20) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Maçom, evento que é comemorado mundialmente todo mês de agosto. A solenidade teve a presença dos grãos-mestres maçônicos das três potências maçônicas com atuação no Rio Grande do Norte - GOIERN, GLERN e GOBRN, além de autoridades civis e militares. Depois da execução do Hino Nacional Brasileiro, o propositor do ato solene reverenciou os maçons, descrevendo sua admiração pela comunidade e seu orgulho por fazer parte dela.

"A importância da maçonaria, e dos inúmeros maçons ilustres, na história do Brasil e do mundo é indiscutível. Temos um legado do qual nos orgulhamos, calcado em valores como fraternidade, liberdade, filantropia, bons costumes e a defesa de uma sociedade justa; valores que contribuíram e contribuem para a coletividade", destacou o vereador Kleber Fernandes.

"É por isso que me sinto tão honrado em ser maçom e em seguir defendendo esta irmandade e seus dogmas. Tenho certeza de que é graças à transformação operada pelos preceitos da maçonaria, em cada um de nós, que somos quem somos. E é por estes valores que precisamos nos reinventar diariamente, buscando maneiras de sermos ainda mais efetivos na missão de ajudar a criar um mundo melhor; de seguirmos vivendo e convivendo de acordo com aqueles valores que já em 1918 Ruy Barbosa começava a sentir falta na sociedade brasileira e de levá-los conosco por onde vamos", completou.

Na sequência, Antônio Pinheiro Barbosa Braga, Grão-Mestre Estadual do Grande Oriente do Brasil do Rio Grande do Norte, agradeceu a homenagem e o reconhecimento do Legislativo pelo trabalho que a sociedade vem desenvolvendo ao longo de sua trajetória. "Quero manifestar em nome da maçonaria potiguar nossos votos de sucesso e a certeza de que poderão contar sempre conosco".

Também recebeu a honraria do parlamento natalense a Grande Loja Maçônica do Estado do RN (GLERN), que foi representada pelo Grão-Mestre Roberto Sena. Segundo ele, a instituição está há 45 anos no estado e possui cerca de 1.200 membros. "A missão do maçom é lutar contra a ignorância dos povos e através de suas células espalhadas pelo mundo pregar a paz, a liberdade e a sabedoria", salientou.

Ao fazer uso da palavra, o Grão-Mestre José Heldison Carvalho de Aquino, da Loja Maçônica Grande Oriente do Brasil (GOBRN), disse que o movimento maçônico está à disposição para somar esforços em busca da melhoria da qualidade de vida da população. "Estou feliz em participar dessa noite especial com homens tão valorosos, que participam ativamente de forma social, econômica e política para contribuir com o desenvolvimento da cidade". 

José Ozair Pinto Pinto Filho, Grão-Mestre da Loja Maçônica Grande Oriente do RN (GOIERN), declarou: "Tenho imensa alegria de nos congratularmos com o Dia do Maçom, que tem sua data magna, mas ela é comemorada todo dia. Viva a Maçonaria!".

Texto: Junior Martins



Twitter