NATAL PRESS

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, concluiu nesta 3ª feira (14) o trabalho de substituição de 1.511 lâmpadas ineficientes do Hospital da Polícia Militar, em Natal, por LED, que são mais econômicas, eficientes e com vida útil estimada em 10 anos.

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Aneel, para promover a eficiência do sistema de iluminação de prédios públicos (escolas, postos de saúde, hospitais, delegacias e ONGs), gerando uma redução no consumo de energia de até 40% no sistema de iluminação desses prédios.

A próxima unidade contemplada pelo programa da Cosern será o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), que tem previsão inicial estimada de troca de 1.721 lâmpadas ineficientes por LED.

No dia 30 de abril, a Cosern realizou a troca de 740 lâmpadas ineficientes do Hemonorte (Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Cunha). Em março, o mesmo trabalho foi feito no Pronto Socorro Clóvis Sarinho (983 lâmpadas trocadas), e em fevereiro foi contemplado o Hospital Walfredo Gurgel, que teve 835 lâmpadas LED instaladas no lugar das antigas. Também foram contemplados recentemente a UPA 24h de Parnamirim, com 260 lâmpadas, e o Samu 24h Metropolitano, em Macaíba, com 123 lâmpadas LED.

Para Ana Mascarenhas, Gerente do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, a substituição de lâmpadas no Hospital da Polícia Militar do Rio Grande do Norte é mais um marco no projeto. “Além da requalificação do sistema de iluminação do hospital, os gestores e funcionários participam de uma capacitação sobre a importância uso eficiente e seguro da energia elétrica”, explica Ana Mascarenhas.

Até agora, já foram beneficiadas com o projeto de eficientização de prédios públicos as seguintes unidades de saúde no Rio Grande do Norte:

-   Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina);

-   Hospital da Mulher e Maternidade Leide Morais;

-   Hospital Regional Deoclecio Marques, em Parnamirim;

-   UPAs 24 Horas do Potengi, Pajuçara e Cidade Satélite;

-   Maternidade Ana Bezerra e Hospital Regional Aluizio Bezerra, em Santa Cruz;

-   Hospital Walfredo Gurgel, em Natal

-   Pronto Socorro Clovis Sarinho, em Natal;

-   Hemonorte (Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Cunha);

Adicionalmente, existe a previsão de contemplar ainda neste projeto as seguintes instituições:

-   Sede do Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP), na Ribeira;

-   EE Casa do Melhor Trabalhador;

-   UERN (Antigo Presídio João Chaves)

-   EE Presidente Kennedy;

 

Consumidores já trocaram 21.346 mil lâmpadas em 2019

O projeto Energia com Cidadania da Cosern, que funciona num caminhão e já visitou 16 comunidades populares na capital e no interior em 2019, permitiu a 4.223 clientes assistirem palestras e trocarem quase 21.500 mil lâmpadas ineficientes por LED. É possível acompanhar o calendário do projeto no site da Cosern.

 

Sobre a Cosern

Eleita em pesquisa da Aneel sobre satisfação dos clientes como a 3ª Melhor Distribuidora do Brasil e premiada como a Melhor Ouvidoria do país, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern), empresa do Grupo Neoenergia, é a sexta maior distribuidora de energia elétrica do Nordeste em número de clientes e a quinta em volume de energia fornecida. Presente nos 167 municípios potiguares, a Cosern tem uma área de concessão de 53 mil quilômetros quadrados.  A empresa atende 1,4 milhão de clientes (3,5 milhões de habitantes).

Em caso de falta de energia, a Cosern orienta:

  • Enviar um SMS para 26560, informando apenas o número da sua conta contrato. Para facilitar, salve-a no bloco de notas do seu smartphone;
  • Baixar o aplicativo da Cosern, utilizar a função “Falta de Energia” para agilizar o atendimento; ou
  • Telefonar para o 116.

DICAS DE SEGURANÇA COSERN

Não faça ligações clandestinas de energia elétrica. Além de crime, o “gato” coloca em risco a vida de quem faz e de quem está próximo. Denuncie a irregularidade de forma anônima no telefone116 da Cosern.



Twitter