NATAL PRESS

 

A Igreja Católica inicia com o Domingo de Ramos, celebrado neste dia 14 de abril, a programação da Semana Santa, fazendo memória aos últimos acontecimentos da vida de Jesus Cristo. A celebração da ramos lembra a entrada de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho. Para recordar esta passagem bíblica, as paróquias realizam a procissão de ramos, antes da missa. Após a missa, os ramos podem ser levados pelos fiéis para suas residências ou guardados pela própria Igreja, para serem queimados na quarta-feira de Cinzas, no ano seguinte.

Na Catedral Metropolitana de Natal, serão celebradas três missas: às 7h, às 11h e às 19 horas. Antes da missa da noite, que será presidida pelo arcebispo, Dom Jaime Vieira Rocha, vai haver procissão de ramos, saindo às 18 horas, na antiga Catedral.

Na segunda, terça e quarta-feira, nas paróquias, há momentos penitenciais, como via-sacra, ofício das trevas, missas e atendimentos de confissões.

Na quinta-feira, 18 de abril, às 8 horas, na Catedral Metropolitana, será celebrada a Missa do Crisma (também conhecida como Missa dos Santos Óleos), presidida pelo arcebispo, com a participação de todos os padres da Arquidiocese.

Também, na Catedral, na quinta-feira, às 19h, será celebrada a missa da Santa Ceia; na sexta-feira, às 15h, celebração da Paixão do Senhor; no sábado, às 19h, Vigília Pascal; e, no domingo, 21, a Missa da Ressurreição será celebrada em três horários: às 7h, às 11h e às 19 horas.

 

A programação das celebrações da Semana Santa, nas demais paróquias está disponível no site www.arquidiocesedenatal.org.br.

 

Breve explicação sobre as celebrações da Semana Santa

 

DOMINGO DE RAMOS (14/04/2019)
Marca o início da Semana Santa. A procissão e bênção dos ramos, antes da missa, lembram a entrada de Jesus em Jerusalém, a caminho da paixão, morte e ressureição, conforme narram os Evangelhos.

MISSA DO CRISMA (18/04/2019)
Também conhecida como ‘Missa dos Santos Óleos’. Na Arquidiocese de Natal, tradicionalmente é celebrada na quinta-feira, às 8 horas da manhã. É presidida pelo arcebispo e concelebrada por todos os padres da Arquidiocese. Nessa celebração, são abençoados os óleos que serão utilizados, durante todo o ano, nos sacramentos da crisma, do batismo e da unção dos enfermos.

CEIA DO SENHOR (18/04/2019)
É a celebração que abre o Tríduo Pascal e, nela, acontece o rito do lava-pés, recordação do gesto de Jesus durante a última ceia, quando lavou os pés dos apóstolos. Celebra-se também a instituição da Eucaristia e do sacerdócio. No final, os fiéis participam da transladação do Santíssimo Sacramento e permanecem em Vigília Eucarística.

PAIXÃO DO SENHOR (19/04/2019)
O único dia do ano em que não há celebração de missa, no mundo. A sexta-feira santa é dia de jejum e penitência. Desde o início da manhã, os fiéis visitam as Igrejas para rezar diante do Santíssimo Sacramento. À tarde, geralmente, a partir das 15 horas, acontece a celebração da Paixão do Senhor.

VIGÍLIA PASCAL (20/04/2019)
É a celebração da espera da vitória do Senhor sobre a morte. Inicia-se com a breve liturgia da luz, durante a qual se acende do círio pascal. Depois, seguem-se a liturgia da Palavra, a liturgia batismal e a liturgia Eucarística.

PÁSCOA DO SENHOR (21/04/2019)
Conforme o Salmo 117, “este é o dia que o Senhor fez para nós: alegremo-nos e nele exultemos!”. A Páscoa é a celebração da vitória da vida sobre a morte.



Twitter