A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, investiu R$ 13,5milhões na “Operação Verão 2019”. A ação, que faz parte do planejamento anual da concessionária, teve início em outubro e se estende até o final do carnaval, em março, e incluiu, entre outras providências:

Lavagem da rede elétrica, subestações e transformadores nos municípios litorâneos com objetivo de minimizar os defeitos causados pela ação natural da maresia em fios e estruturas, aumentar a vida útil dos equipamentos e diminuir as possíveis corrente de fuga dos isoladores, além de reforçar a segurança dos colaboradores durante a realização de atividades no sistema elétrico.

Reconstrução física e reforço da capacidade operacional da subestação Gangorra, localizada próximo ao entroncamento das rodovias que dão acesso aos municípios de Tibau e Grossos, na região Oeste. Com a nova estrutura da subestação, a Cosern reforçou a confiabilidade do sistema elétrico da região e do fornecimento de energia para 33 mil consumidores nos municípios de Mossoró, Grossos e Tibau – destino turístico cuja população de 5 mil habitantes se aproxima de 100 mil durante o verão.

Inspeção minuciosa com uso de termovisão nos equipamentos que vão garantir o fornecimento de energia elétrica nos polos festivos onde haverá comemorações de réveillon. Para a virada do ano, a Cosern montou um plantão especial, reforçando as equipes de manutenção que estarão disponíveis 24 horas por dia, junto com engenheiros e técnicos, monitorando o sistema elétrico a partir do Centro de Operações Integradas (COI), que funciona ininterruptamente durante todo o ano no Edifício-Sede, em Natal, e está sempre pronto para atender às solicitações dos consumidores, caso necessário.

Envio de comunicado para todas as prefeituras do Rio Grande do Norte para reforçar a necessidade de solicitação de vistoria para realização de festas e desfiles de blocos ou trios elétricos durante o carnaval, que este ano acontecerá na primeira semana de março. O documento é obrigatório para os municípios que necessitarem da utilização de energia elétrica em caráter especial, bem como de vistoria e/ou modificação na rede elétrica da Cosern durante o evento, principalmente no caso de deslocamento de trios elétricos nas ruas e avenidas.

Reforço nas dicas de uso seguro de energia no verão.

O trabalho preventivo da Cosern com a “Operação Verão” tem como objetivo reforçar a confiabilidade do sistema elétrico da distribuidora em todo estado e também alertar para a importância do uso seguro de energia elétrica por parte da população. Confira as dicas da Cosern:

Ø   Em ambientes internos e áreas livres de condomínios, as pessoas devem ficar distantes de quadros de energia e subestações internas (mais conhecidas como casas de força). Só os responsáveis pelo suprimento de energia prédios e condomínios e profissionais qualificados podem ter acesso a essas áreas. A recomendação é válida também para imóveis que possuem geradores de energia elétrica.

Ø   Não utilizar a geladeira com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado. Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrir freezers e refrigeradores. Lembre que água e energia não combinam. Em áreas molhadas, a Cosern lembra a obrigatoriedade da instalação do condutor de aterramento, mais conhecido como “fio terra”, conforme exigência da NBR 5410 (Instalações Elétricas em Baixa Tensão).

Ø   Outro alerta importante diz respeito as pipas, uma das brincadeiras mais comuns nas férias de verão. Soltar pipas em áreas inadequadas pode causar sérios riscos à saúde, inclusive levando à morte por meio de descarga elétrica. A brincadeira deve acontecer em lugares abertos e sem rede elétrica por perto, como parques, praias, campos de futebol e áreas afastadas dos centros urbanos. Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente.

Ø   Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica dentro de casa, desligue o disjuntor elétrico ou a chave geral e providencie socorro ligando para o Corpo de Bombeiros (193) ou para o Samu (192). Nunca se deve tocar ou tentar resgatar a vítima sem ter a certeza de que a fonte alimentadora da energia está desligada. Ocorrências com a rede de distribuição de energia devem ser comunicadas imediatamente à Cosern no telefone 116.

Fotos: Cosern/Divulgação